programas de estudo conjuntos, currículos partilhados e módulos comuns (incluindo módulos na internet) relevantes para o mercado laboral;
colaborações transnacionais entre empresas, estudantes, docentes e pessoal não docente e que permitam o estudo de situações reais;
abordagens e metodologias inovadoras desenhadas para transmitir competências transversais, criatividade e espírito de empreendedorismo recorrendo às TIC e através da instituição da mobilidade nos currículos;
integração de uma maior variedade de formas de estudo (part-time, ensino à distância, aprendizagem modular, etc.) aprofundando práticas de ensino mais pessoais, a utilização de recursos educacionais «abertos»; ensino e mobilidade virtuais;
Aconselhamento profissional e a utilização de métodos e instrumentos de coaching;
colaboração internacional das instituições de ensino superior com autoridades locais e regionais e outros agentes relevantes com o propósito de estabelecer pontes de conhecimento e promover o desenvolvimento regional;
cooperação e intercâmbios de práticas entre pessoal não docente responsável por serviços de apoio como o aconselhamento, o coaching, sistemas de acompanhamento do progresso dos estudantes, entre outros.
desenvolvimento de instrumentos de reconhecimento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos;
certificação de competências a nível nacional através de sistemas eficazes de controlo de qualidade no quadro nacional e europeu.