Instituto Politécnico de Lisboa

Serviços de Ação Social

Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa são uma unidade organizacional dotada de recursos humanos próprios, dotada de autonomia administrativa e financeira,vocacionada para apoiar os estudantes na execução de medidas de política conducentes à melhoria das condições de sucesso escolar.Sediados no Campus de Benfica do IPL, Ed P3, em Lisboa, junto às Escolas Superiores de Comunicação Social e de Educação.

Os SAS/IPL têm como missão a execução da política de ação social escolar e a prestação de apoios e benefícios nela compreendidos, aos estudantes que frequentam o Instituto Politécnico de Lisboa, orientados para a melhoria das condições de estudo tendo as seguintes atribuições e competências:

  • atribuição de bolsas de estudo, e prestação pecuniária anual, a fundo perdido – bolsa de estudo, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de carácter obrigatório, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um mínimo adequado de recursos financeiros.

  • alimentação em cantinas e bares, assegurar o fornecimento de refeições aos estudantes que frequentam as Escolas do Instituto. Este serviço é extensível aos demais estudantes do Ensino Superior Público, fruto de um protocolo celebrado com os restantes Serviços de Ação Social da Academia de Lisboa.

  • alojamento, a residência dos SAS-IPL destina-se prioritariamente a estudantes a frequentar Escolas/Institutos do Instituto Politécnico de Lisboa, que cumpram os requisitos para atribuição de bolsa de estudo e que pela distância ou inexistência de transportes públicos ou incompatibilidade dos horários, necessitam residir na localidade em que se situa o estabelecimento de ensino que frequentam.

  • serviços de saúde, acesso a consultas médicas e serviços de enfermagem a custos reduzidos, nas valências da Universidade Técnica de Lisboa.
    o gabinete de psicologia dos SAS/IPL, visa proporcionar o devido acompanhamento psicológico (simples, de apoio e reforço), a todos os estudantes do IPL que entendam dele necessitar, visando reforçar a sua adaptação, no sentido de manter níveis razoáveis de autoconfiança e de autoestima, que contribuam para o sucesso escolar. A psicoterapia, e a orientação vocacional são outras das valências desta gabinete.

  • apoio às atividades desportivas e culturais, possibilidade de utilização do campo polidesportivo de Benfica e usufruto de seguro de acidentes pessoais - “seguro desportivo”, abrangente dos estudantes que participam em atividades desportivas de âmbito académico, desde que, representativas das sua instituição de ensino.

  • dinamização de outras ações, atividades, no âmbito da responsabilidade social, em articulação com as unidades orgânicas do Instituto Politécnico, que promovam o sucesso educativo dos estudantes.