Bem-vindo(a) ao Politécnico de Lisboa!

Saltar para os conteúdos

Bem-vindo(a) ao Politécnico de Lisboa!

Matrícula passo a passo

header

Depois de receber a mensagem de colocação no Politécnico de Lisboa (IPL), podes iniciar o processo de matrícula, que decorre, exclusivamente online. Vais precisar da senha enviada pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior) e o número do teu cartão do cidadão.

  1. Conta institucional

    Começa por ativar a tua conta de email institucional, necessária para o processo de matrícula e meio oficial de comunicação dentro da nossa comunidade académica. Acede a https://www.net.ipl.pt/actdges para ativar a conta. O email institucional vai permitir o teu acesso à rede sem fios EDUROAM, no IPL e em muitas instituições de ensino superior, nacionais e internacionais.

  2. Matrícula
    Escola do Politécnico de Lisboa

    Depois de ativar o email para iniciar a matrícula deves selecionar a tua Escola
    (clica em Matrícula)

    Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)
    Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx)
    Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL)
    Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL)

header

Informações importantes

saber

  1. Propina, taxa de inscrição e seguro escolar

    No processo de matrícula deves efetuar o pagamento da propina, do seguro escolar anual, e da taxa de inscrição. A propina é anual, mas podes optar pelo pagamento faseado em 10 prestações. Os pagamentos são feitos online, no portal académico do IPL, depois de selecionares a tua escola/instituto.

  2. Cartão de estudante

    A Caixa Geral de Depósitos é a instituição financeira parceira do Politécnico de Lisboa e vai estar presente na tua escola/instituto, com um espaço próprio, onde podes fazer o cartão de estudante e usufruir de todos os benefícios. O cartão é essencial para o teu dia-a-dia. É obrigatório e gratuito.

  3. Bolsas de Estudo

    A candidatura a bolsa de estudo é efetuada, exclusivamente, online, no site da DGES, até 30 de setembro ou 20 dias úteis após a matrícula. Contacta os Serviços de Ação Social do IPL (SAS IPL) para eventuais esclarecimentos através do email beneficio.sociais@sas.ipl.pt ou do telefone 210 464 900.

  4. Alojamento

    O Politécnico de Lisboa dispõe da Residência Maria Beatriz, situada em Marvila, com 200 camas, acesso a lavandaria, cozinha e salas de estudo e acesso à internet. A candidatura ao alojamento é efetuada, em simultâneo, com a candidatura a bolsa de estudo.

  5. Alimentação

    No IPL tens acesso a refeições de custo reduzido, nas 6 unidades alimentares existentes, 3 bares e através do serviço de entrega de refeições Eat Dream and Smile. Tens também, espaços equipados para quem prefere levar de casa as refeições já confecionadas.

Universo do IPL

universo

  1. Apresentação institucional

    Somos uma instituição de ensino superior público com mais de 14000 estudantes, que integra 8 Escolas. Temos uma oferta diversificada em Artes, Ciências Empresariais, Ciências da Saúde, Comunicação, Educação e Engenharia, que promovem a formação integral dos nossos estudantes, do ponto de vista académico, científico, artístico e tecnológico e incentivando a participação ativa na instituição e na comunidade. Ser estudante do IPL é ter a oportunidade de usufruir de uma formação sólida, com forte empregabilidade e, simultaneamente, desenvolver atitudes e comportamentos que te preparam para a vida. No IPL esperamos que concretizes os projetos que planeaste para a tua formação superior.

  2. Programa MENTori@IPL

    No IPL não estás sozinho. Para acolher os novos estudantes e ajudar na integração a nível académico, pessoal e social, o IPL dispõe do Programa Mentori@IPL, que funciona como uma rede de apoio, na qual os estudantes mais experientes (mentores) estabelecem, de forma voluntária, uma relação de parceria com os novos alunos (mentorandos). Os estudantes do 1.º ano que frequentem uma das Escolas aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL, têm a oportunidade de ser mentorando do programa. Faz o registo na plataforma utilizando o teu email institucional. Sabe mais sobre o Mentori@IPL em www.ipl.pt e através do email: aaed@sp.ipl.pt.

  3. Provedor do estudante

    O Provedor do Estudante defende os direitos, interesse e bem-estar dos estudantes dos estudantes no que diz respeito a assuntos pedagógicos, administrativos e de ação social. Contacto: provedordoestudante@ipl.pt..

  4. CLIC-IPL Centro de Línguas e Cultura

    No CLIC-IPL,podes aprender várias línguas e preparar-te para o IELTS. Se optares por estudar em mobilidade internacional, no programa Erasmus+, o IPL oferece-te um curso intensivo da língua oficial do país para onde vais.

  5. ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo

    No IPL apoiamos as tuas ideias e projetos! Podes participar e ganhar prémios no ACE. Sabe mais em www.ipl.pt e desenvolve o teu potencial empreendedor.

Viver o IPL

Ser estudante do IPL é ter a oportunidade de usufruir de inúmeras vantagens, que passam pela tua conta institucional, por uma experiência de mobilidade internacional, mas também por praticar desporto, fazer parte de uma tuna académica, ser repórter num programa televisivo ou rádio e fazer parte de uma associação de estudantes.

  1. Vantagens da tua conta institucional
    Através da tua conta institucional tens acesso:
    • Rede sem Fios EDUROAM
    • Webmail, onde podes aceder ao teu email institucional
    • Portal académico, onde podes fazer a gestão da tua vida académica
    • Moodle, onde tens acesso aos materiais disponibilizados pelos professores
    • Zoom/colibri, plataforma de vídeo conferência
    • Tens acesso gratuito ao Office 365 e desconto de 50% no Spotify Premium.
    • Podes configurar no teu telemóvel ou computador a tua conta, WiFi (e-U/eduroam), VPN entre outros

    Acede ao site www.net.ipl.pt que contém vários guias de configuração.

    Informações e mais opções da conta, no Painel de Controlo

  2. Aconselhamento Psicológico

    Através dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo dos Serviços de Ação Social do IPL tens acesso, gratuito, a apoio de âmbito psicológico e educativo para promover a aprendizagem, saúde psicológica e a tua adaptação aos novos desafios inerentes ao ensino superior. Sabe mais em SAS IPL e através do e-mail: sape@sas.ipl.pt

  3. Mobilidade Internacional

    No IPL podes ter uma experiência de mobilidade internacional, através do Programa Erasmus+, uma mais-valia para a formação e empregabilidade, e uma vivência inesquecível gratificante a nível académico e pessoal. O IPL tem mais de 400 instituições parceiras, para realizares uma experiência de mobilidade Internacional. Sabe mais na tua escola/instituto, ou no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica - GRIMA.

  4. Prémios e Bolsas

    Reconhecemos os nossos estudantes através da atribuição de Bolsas de Mérito de aproveitamento escolar excecional e de mérito desportivo para estudantes atletas com resultados desportivos de excelência. Se gostas de escrever, o prémio literário Belas Letras é para ti. Os vencedores com melhor texto inédito de prosa e de poesia recebem 80% da propina do ano letivo.

    Anualmente, o IPL distingue com Medalha de Prata do IPL, 3 estudantes e/ou diplomados que se destacam, de forma relevante no plano nacional e internacional.

  5. Redução de propinas

    Através do programa +Apoio SAS/IPL podes participar, como voluntário, em atividades do Politécnico de Lisboa e beneficiar de uma redução do valor da propina e/ou atribuição de senhas de refeição. Sabe mais em SAS IPL.

  6. Eco IPL

    O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais, consciente deste facto, o Politécnico de Lisboa, compromete-se com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas investindo na Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Voluntariado e na Saúde da comunidade académica, através do trabalho colaborativo do Eco IPL.

  7. Bibliotecas

    O Politécnico de Lisboa dispõe de oito Bibliotecas e Centros de Documentação, distribuídos pelas Escolas, especializados em diversas áreas temáticas. Nas bibliotecas tens acesso a serviços, como consulta e leitura presencial de livros, publicações periódicas, monografias, documentos eletrónicos, empréstimo domiciliário, entre outros.

  8. Salas de Estudo 24h

    O IPL dispõe de 2 espaços de estudo, abertos 24 horas, sete dias da semana, situados no edifício P3, no Campus de Benfica e no Campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ideais para estudo individual ou para trabalhos de grupo.

  9. Associativismo Académico

    A Federação Académica do IPL é uma estrutura que representa os estudantes do Politécnico de Lisboa e promove atividades lúdicas e culturais, fomentando o espírito de união e convívio entre os estudantes. Segue a FAIPL no Instagram em @fa.ipl ou contacta a Associação de Estudantes da tua Escola.

  10. Desporto

    No Politécnico de Lisboa podes praticar várias modalidades desportivas (handball, rugby, basketball, entre outros), através da tua associação de estudantes e da FAIPL. Podes usar o Polidesportivo coberto, disponível para alugar, através do e-mail polidesportivo@sas.ipl.pt.

  11. Núcleos

    Na tua escola/instituto podes ter a oportunidade de fazer parte de um núcleo, onde possas ter uma experiência prática que enriqueça a tua formação. Informa-te e aposta em atividades extracurriculares.

  12. Tunas e estudantinas

    Se gostas de cantar e/ou tocas um instrumento, podes fazer parte da Tuna ou Estudantina da tua Escola. Ajuda a divulgar a cultura musical académica em eventos e festivais em todo o país. Informa-te!

Regras e recomendações

  1. Covid-19

    Na presença de algum sintoma (tosse, febre, dificuldade respiratória, dor de garganta, perda do olfato, perda do paladar, dores musculares, dores de cabeça intensas, diarreia, fadiga) que possa estar associado à COVID-19, ou caso tenhas tido um contacto próximo com alguém infetado com COVID-19, não deves ir à Escola, mas sim contactar a linha SNS 24 –808242424 e seguir as recomendações. Não te esqueças de higienizar, com frequência, as mãos e cumprir a etiqueta respiratória.