Instituto Politécnico de Lisboa

Concursos especiais

É destinado a candidatos que possuam situações habilitacionais específicas, constantes no Decreto-Lei  com o regulamento presente na Portaria e de acordo com o Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no Instituto Politécnico de Lisboa.

Quem pode concorrer?

  • Titulares de cursos superiores, pós-secundários (Cursos de Especialização Tecnológica), médios (titulares dos extintos cursos do Magistério Primário, de Educadores de Infância e de Enfermagem Geral que comprovem, em simultâneo, a titularidade de um curso secundário, complementar do ensino secundário ou do 10º/11º anos de escolaridade);
  • Indivíduos maiores de 23 anos que, não estando habilitados com um curso secundário ou equivalente, obtenham aprovação no exame extraordinário de avaliação de capacidade para o acesso ao ensino superior;
  • Titulares de matrícula e inscrição em estabelecimento e curso de ensino superior estrangeiro.

Posso apresentar candidatura para as várias modalidades de Concursos Especiais?

Não. Em cada ano letivo, cada estudante apenas pode requerer matrícula e inscrição através de um dos concursos especiais mencionados atrás.

Onde posso apresentar a candidatura?

As candidaturas são apresentadas diretamente nos estabelecimentos de ensino superior, nos quais os candidatos pretendem ingressar.

Qual a documentação necessária para apresentação de candidatura?

Os candidatos devem informar-se junto de cada estabelecimento de ensino superior, que ministram os cursos pretendidos, da documentação necessária à instrução do processo de candidatura.

Quais os prazos de candidatura?

Os interessados deverão obter esta informação junto dos estabelecimentos de ensino superior onde não ministrados os cursos que pretendem, nomeadamente através dos seus sítios na internet.

As vagas para os Concursos Especiais são ilimitadas?

Não, existem limitações determinadas pela legislação em vigor. No entanto, cada estabelecimento de ensino superior determina a distribuição das vagas pelos cursos que ministra.

O titular de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) pode candidatar-se ao Ensino Superior?

Sim. Estes candidatos estão abrangidos pelo diploma dos concursos especiais. Os prazos de candidatura e a documentação para instrução do processo são determinados por cada estabelecimento de ensino superior.