Instituto Politécnico de Lisboa

Concurso local

O acesso e ingresso nos cursos de licenciatura na área das artes, ministrados nas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa, são realizados através de concurso local, devido à especificidade e caraterísticas especiais desses cursos. É necessário que os candidatos, para além de realizarem os exames nacionais que constituem as provas de ingresso para cada uma das licenciaturas, comprovem as suas aptidões artísticas e vocacionais nas áreas da dança, música, teatro ou cinema, através de uma prova de acesso realizada localmente.

No Instituto Politécnico de Lisboa são ministrados os seguintes cursos cujo acesso e ingresso é realizado através de concurso local:

Escola Superior de Dança 

Escola Superior de Educação de Lisboa

(em associação com a Escola Superior de Música de Lisboa) 

Escola Superior de Música de Lisboa

Escola Superior de Teatro e Cinema

O funcionamento dos concursos locais é autorizado por portaria que fixa as normas gerais a que deve obedecer o processo de avaliação de capacidades para a frequência, seleção e seriação dos candidatos. A fixação dos prazos para apresentação de candidatura é da competência dos órgãos de gestão de cada unidade orgânica, os alunos devem consultar site e contatar com os serviços académicos de cada escola.