Instituto Politécnico de Lisboa

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP), regulamentados pelo decreto-Lei n.º 43/2014 de 18 de março, são cursos superiores, com a duração de dois anos, que têm como objetivo formar técnicos superiores numa área de atividade profissional.

Os cursos técnicos superiores profissionais conferem um diploma de técnico superior profissional, que habilita para o desenvolvimento de uma atividade profissional qualificada em áreas diversas. 

O valor das propinas para os cursos técnicos superiores profissionais é fixado por cada instituição de ensino superior.

Os estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais têm, tal como os estudantes das licenciaturas ou dos mestrados, e nas mesmas condições destes, direito a pedir bolsa de estudos.

Podem concorrer à inscrição num curso técnico superior profissional:

  • Os estudantes que tenham concluído um curso de ensino secundário (científico-humanístico, incluindo a modalidade de ensino recorrente, profissional, artístico especializado), ou um curso equivalente ao ensino secundário;
  • Os estudantes maiores de 23 anos que sejam aprovados nas provas especiais de acesso.
  • Podem também concorrer os estudantes aprovados em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário que obtenham aprovação numa prova a realizar pela instituição de ensino superior.

Os estudantes admitidos nestas condições têm de realizar, já na instituição de ensino superior, uma formação complementar de 15 a 30 créditos (meio semestre a um semestre de duração).

Os concursos de admissão são realizados por cada instituição de ensino superior.

Mais informações

Nota: O Instituto Politécnico de Lisboa não disponibiliza nenhum Curso Técnico Superior Profissional no ano letivo de 2015-2016.