Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia

O curso visa formar profissionais de engenharia de elevada competência técnica e científica e está organizado em torno de 5 percursos formativos:

• sistemas informático;
  • ambientes multimédia interactivos;
  • redes de comunicação;
  • sistemas de processamento multimédia;
  • inteligência computacional.

Os licenciados em Engenharia Informática e Multimédia estão habilitados ao exercício da actividade profissional em Engenharia Informática, podendo exercê-la enquanto quadros técnicos em empresas ou enquanto profissionais liberais, estando aptos a desenvolver actividades ligadas ao projecto e desenvolvimento, ao processo industrial, à gestão, à qualidade e ao ensino e investigação.

O curso está certificado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e insere-se na área da Engenharia Informática, dando ênfase ao desenvolvimento de aplicações multimédia interactivas com recurso a plataformas de referência no software multimédia.

É objetivo do ciclo de estudos que o aluno fique habilitado a ingressar no mercado de trabalho com as seguintes competências:

•     Conceber e desenvolver software utilizando métodos atuais de modelação e projeto;
  •     Desenvolver interfaces gráficas, interativas, para a web ou DVD, integrando conteúdos de texto, de imagem, de áudio, de vídeo e de animação gráfica;
  •     Conhecer e utilizar de forma efetiva os vários tipos de conteúdos em projetos multimédia;
  •     Conhecer e aplicar as principais normas utilizadas na indústria multimédia;
  •     Construir redes locais de débito elevado;
  •     Planear estruturas de encaminhamento de tráfego IP em redes locais e na Internet;
  •     Conhecer e aplicar as diferentes formas de fornecer qualidade de serviço a aplicações;
  •     Ter capacidade para trabalhar individualmente ou como elemento duma equipa;
  •     Ter capacidade de se adaptar a mudanças tecnológicas de forma autónoma;
  •     Ter capacidade de comunicar eficazmente de forma oral e escrita.

Regime
Pós-laboral
Acreditação do ciclo de estudos

Curso acreditado