Educação em Creche e outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos

A Pós-Graduação em Educação em Creche e outros equipamentos com crianças visa a formação contínua de Profissionais de Educação no sentido de promover práticas de qualidade, privilegiando uma dinâmica de práticas de formação-ação reflexivas, em contextos institucionais para a infância dos 0 aos 3 anos.

No final os estudantes devem ser capazes de:
Qualificação científica dos Educadores de Infância para a implementação e desenvolvimento de práticas educativas integradas em quadros conceptuais que privilegiem a perspetiva sócio – construtivista, para o trabalho com crianças (dos 0 aos 3 anos) em contexto de creche e outros serviços e equipamentos para as crianças dos 0 aos 3 anos.
Desenvolver competências de investigação – ação como suporte de práticas educativas de qualidade em contexto de creche e equipamentos para as crianças dos 0 aos 3 anos.
Promover um espaço de reflexão sobre as crianças dos 0 aos 3 anos, considerando-as sujeitos de direitos, atores sociais, participantes no contexto de creche e outros equipamentos para as crianças dos 0 aos 3 anos.
Promover a partilha e o aprofundamento teórico-metodológico e de práticas profissionais que privilegiem estratégias de trabalho em parceria com as famílias, considerando a sua heterogeneidade (social, género, cultural, étnica e religiosa) e a sua participação no contexto educativo.
Aprofundar estratégias de trabalho colaborativo e em rede através da valorização do envolvimento dos serviços e recursos a nível local, de forma a potenciar uma resposta holística, considerando as caraterísticas e necessidades das crianças, das famílias e das equipas educativas.

Destinatários

Para que o referido curso possa ser considerado como curso de Formação Especializada, é necessário ter pelo menos 5 anos de serviço docente.

ECTS:

Campus de Benfica do IPL