Passar para o conteúdo principal

h1

Consultas do Serviço de Saúde Ocupacional no Campus de Benfica

Image
Saúde Ocupacional no Campus

 

O Serviço de Saúde Ocupacional (SO) do Politécnico de Lisboa, um projeto inovador a nível nacional, tem contribuído para a sensibilização e implementação de uma cultura de segurança, no âmbito do trabalho, no IPL. Para além de continuar a apostar em iniciativas que visam promover a literacia em Saúde e Segurança do Trabalho, disponibiliza este serviço a outras entidades públicas (ANQEP, IGeFE, DGS, ENSP), pretendendo-se continuar a alargar esta oferta.

O SO funciona, desde o início, em estreita articulação com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e nas suas instalações. Contudo, o crescimento da ESTeSL, quer ao nível do ensino quer da investigação, traduz-se na necessidade de mais espaço. Neste sentido, foi solicitado ao IPL que pudesse providenciar uma alternativa para o desenvolvimento, no todo ou em parte, das atividades do SO, deixando desocupados alguns espaços.

Assim, acordou-se que, parte dos exames de vigilância da saúde, isto é, consultas médicas e de enfermagem, as consultas de Psicologia e as atividades de avaliação do risco profissional dos trabalhadores do Politécnico de Lisboa, transitavam, desde abril, para o Campus de Benfica do IPL. Os exames de diagnóstico mantêm-se na Escola Superior de Tecnologia de Lisboa, no Parque nas Nações.

Dentro das iniciativas previstas, o SO-IPL tinha prevista, para o mês de abril, a realização do seminário “Saúde Ocupacional: Trabalho e bem-estar em instituições públicas”, que entretanto adiou para o mês de novembro de 2022.