Skip to main content

Apresentação do livro “Cartas de Amigo e de Malviver”

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe, no próximo dia 19 de dezembro, pelas 18h30, a apresentação do livro “Cartas de Amigo e de Malviver”, do autor Manuel Rodas, que retrata a vida de um aluno interno num colégio do Minho, uma obra que procura recordar “a vida nestas instituições de ensino e educação nos anos sessenta, em Portugal.”

Sinopse |
Ao longo de cinco anos, um aluno interno num colégio no Minho escreve 63 cartas a um amigo imaginário (imaginário?), através das quais relata um conjunto de sentimentos, desabafos e peripécias. O jovem adolescente confidencia todo o sofrimento e angústias que sente ao viver num meio distante da família e privado de afeto, mas repleto de queixas, dores e clausura.
É através das cartas que o leitor se apercebe do contexto de violência física e psicológica, perante a indiferença dos professores, pais e comunidade. O autor quis, deste modo, revelar e não deixar no esquecimento uma realidade que a história da educação não tem valorizado suficientemente: a vida nestas instituições de ensino e educação nos anos sessenta, em Portugal.

Sobre o autor |
Manuel Rodas nasceu na vila de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, em 1953.
Completou o Curso de Formação de Professores do Ensino Primário, em Braga, em 1974 e o Curso de Professores de Educação Especial, no Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, em 1983.
É ainda licenciado e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.
Foi professor em várias escolas nos concelhos de Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Amadora e Lisboa, nomeadamente na Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Educação de Torres Novas e no Instituto Superior de Educação e Ciências em Lisboa.
Foi também formador e coordenador pedagógico do Ministério da Educação, membro da Direção da Associação de Professores de Português e consultor técnico.

mais informação