Instituto Politécnico de Lisboa

Internacionalização

Internacionalização

No Politécnico de Lisboa acreditamos na internacionalização como imperativo institucional e poderoso instrumento de reflexão e melhoria contínua do desempenho e definição da identidade própria linhas de ação prioritárias.

A internacionalização é um eixo estratégico de desenvolvimento do Politécnico de Lisboa potenciando as parcerias existentes e procurando novas formas de colaboração internacional.

Com vista à implementação e consolidação da estratégia de internacionalização do IPL, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) assegura de forma integrada, com todas as unidades orgânicas, a coordenação e desenvolvimento das atividades de cooperação internacional (competências GRIMA).

A mobilidade de estudantes, docentes e funcionários no âmbito do programa ERASMUS + tem crescido nos últimos anos.

É, hoje, possível realizar uma experiência de mobilidade internacional escolhendo de entre cerca 400 instituições parceiras.

Lista de parceiros

Também como destino de mobilidade, tem crescido a procura do Politécnico de Lisboa, que dispõe de oferta formativa em língua inglesa em algumas das suas unidades orgânicas e oferece também formação em português como língua estrangeira, investindo na divulgação da língua portuguesa pelo mundo.

A captação de estudantes internacionais, que pretendam realizar um ciclo de estudos completo, nas nossas Escolas e Institutos, é hoje uma forte aposta.

Na dimensão de investigação, desenvolvimento e criação artística é apoiada a participação em projetos internacionais, facilitada pela presença do Politécnico de Lisboa em diversas e prestigiadas redes internacionais.

Ao nível da cooperação com os países membros da CPLP e Macau, área de grande tradição no Politécnico de Lisboa, estão em curso e desenvolvimento diversos projetos de colaboração na organização e funcionamento de cursos conferentes de grau e pós-graduações, e no desenvolvimento de projetos de investigação e criação artística.