Instituto Politécnico de Lisboa

CLIC IPL

CLIC IPL

O Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa, CLiC-IPL, é uma unidade do IPL, sem personalidade jurídica, de apoio pedagógico, cultural, científico, e de prestação de serviços, em áreas específicas. O CLiC-IPL tem como missão a organização de cursos de línguas, em regime de complementaridade à oferta formativa da instituição, e a promoção de atividades culturais complementares, em articulação com as Unidades Orgânicas do IPL.

O CLiC-IPL consolidará algumas práticas já instituídas, como, os cursos de português para os estudantes estrangeiros que frequentam as nossas Escolas e Institutos que funcionaram até ao presente sob a responsabilidade da ESElx em coordenação com o GRIMA, estendendo esta formação de língua portuguesa também em cultura e hábitos culturais portugueses, de modo a facilitar a integração de cidadãos estrageiros em Portugal. Esta componente cultural funcionará também em sentido inverso, como apoio aos estudantes portugueses que realizam mobilidade ERASMUS, oferecendo-se formação sobre cultura e hábitos culturais dos países de destino, de modo a facilitar a sua integração no país de destino. Esta formação poderá contar com a participação dos estudantes, docentes e não docentes incoming do IPL.

O CLiC-IPL irá diversificar a oferta formativa na área das línguas, de modo a que possa constituir um dos suportes da estratégia de internacionalização do IPL, seja como apoio aos seus estudantes portugueses que realizam mobilidade ERASMUS, seja como apoio na preparação da oferta de cursos conferentes de grau em língua inglesa oferecendo formação a docentes e funcionários nesta  “língua franca” da ciência, o que facilitará a captação de estudantes internacionais oriundos de diversas partes do mundo e ainda procedendo à certificação através dos meios legais disponíveis dos conhecimentos linguísticos não certificados. Perspetiva-se também a possibilidade de desenvolver um serviço de apoio à tradução de documentos da IES e da produção cientifica dos nossos docentes com vista à publicação internacional.

Todas estas formações serão oferecidas a toda a comunidade académica – estudantes, docentes e funcionários. Progressivamente, todas estas formações serão abertas ao exterior.

Cursos

Curso de Língua Portuguesa para estudantes incoming Erasmus+

Horário: 40 horas, 4 horas por semana, 4 ECTS

Local: Escola Superior de Educação de Lisboa

Curso Intensivo de Língua Portuguesa para estudantes incoming Erasmus+

Horário: 40 horas, 4 horas por dia, 4 ECTS

Local: Escola Superior de Educação de Lisboa

Curso de Língua Inglesa para estudantes, docentes e funcionários não docentes

Horário e local a definir

CLiC-IPL

Horário de Funcionamento

2.ª a 6.ª

10h00-12h00 e 14h30-16h30


Contactos:

Diretora
Lucília-José Justino
zjustino@clic.ipl.pt

Secretariado
Margarida Saraiva
msaraiva@clic.ipl.pt

Geral
clic@clic.ipl.pt