Instituto Politécnico de Lisboa

Erasmus+

Erasmus+

O Programa Erasmus+ é, desde 2014, a resposta integrada nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para desafios políticos, sociais e económicos, apontados pela Estratégia Europa 2020 e pelo Tratado de Lisboa como a redução do desemprego; melhoria das qualificações académicas, incremento da cidadania activa e desenvolvimento do capital humano europeu.

Herdeiro de ações da União Europeia como o Programa de aprendizagem ao longo da Vida, Erasmus Mundus, Tempus, Alfa ou Edulink, o programa Erasmus+ aumentou, consideravelmente, o financiamento da UE (+40%) destinado ao desenvolvimento de conhecimentos e competências, refletindo a importância do ensino e formação na União Europeia e nas agendas políticas nacionais.

Reduzir o abandono escolar e aumentar o número de estudantes do ensino superior são alguns dos principais objetivos do Erasmus+ no âmbito da educação. 

O Politécnico de Lisboa participa no programa Erasmus+ na sequência da aprovação da sua estratégia Europeia, traduzida na Carta Universitária Europeia do IPL (29144-EPP-1-2014-1-PT-EPPKA3-ECHE).

Estratégia europeia IPLCarta universitaria europeia IPL