Instituto Politécnico de Lisboa

Projetos europeus

Ação 2

No âmbito da Ação-Chave 2, Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas, o Programa Erasmus+ prevê o apoio de Ações que permitam o desenvolvimento e a aplicação de práticas inovadoras nas instituições de ensino superior. Neste quadro, são elegíveis projetos com objetivos especifícos.

Parcerias Estratégicas

No âmbito da Ação-Chave 2, o Programa Erasmus+ apoia parcerias estratégicas no domínio da educação. Estes projetos, com a duração de dois ou três anos, devem ser partilhados por, pelo menos, três parceiros de Países do Programa e podem receber até 150 mil euros de financiamento comunitário. Entre os objetivos previstos, destacam-se:

  • Desenvolver, testar e implementar abordagens inovadoras para programas de estudo, estudantes, pessoal docente e não docente e organizações;
  • Facilitar o reconhecimento e certificação de competências;
  • Estabelecer atividades de ensino e aprendizagem como programas intensivos de estudo, mobilidade integrada de estudantes ou iniciativas de formação de pessoal;
  • Aumentar as parcerias intersectoriais com organizações de juventude, desporto e formação;

Exemplos de atividades elegíveis para financiamento

Ação-Chave 3: Apoio à Reforma das Políticas

Ação 3

Esta ação visa o apoio à Reforma das Políticas e abrange qualquer tipo de atividade cujo objetivo seja apoiar e facilitar a modernização dos sistemas de educação e formação.
As atividades de apoio à reforma das políticas estão orientadas para o cumprimento dos objetivos da Estratégia Europa2020, do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação  e da Estratégia Europeia para a Juventude.