Acesso Aberto

Qual o significado da expressão “Acesso Aberto”?

“Acesso Aberto”, “Acesso Livre” (ou Open Access) significa a disponibilização livre na Internet de literatura de caráter académico ou científico, permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos.

Quais são as vantagens do Acesso Aberto?

O Acesso Aberto assegura que a literatura científica relevante é disseminada numa ampla comunidade de leitores, pois não acarreta quaisquer custos, contrariamente às publicações apenas disponíveis em circuitos comerciais.

Benefícios para os autores:

• Produtividade científica passa a ser avaliada não apenas pela sua dimensão (quantidade), mas também pelo seu impacto (qualidade), geralmente aferida pelo número de citações que cada publicação recebe.
  • Diminuição de barreiras ao impacto (os artigos estão livremente disponíveis para outros consultarem e citarem, tornando-se mais visíveis).
  • Facilidade de acesso (o acesso à literatura científica produzida por outros torna-se mais fácil).
  • Disseminação rápida (o acesso aberto acelera o processo de disseminação dos resultados da investigação).
  • Facilita o acesso à informação relevante para as atividades de docência/investigação e de ensino/aprendizagem.

Benefícios para a instituição:

• Aumento da visibilidade do IPL e dos seus docentes e/ou investigadores.
  • Disseminação mais rápida e com maior impacto da produção científica do IPL (Google Scholar, OAIster, entre outros).
  • Poupanças a longo prazo que podem resultar da progressiva reforma do sistema de comunicação científica e da diminuição de encargos com assinaturas de revistas.

Todos os documentos do Repositório têm Acesso Aberto?

A maioria dos documentos depositados no Repositório Científico do IPL estão em Acesso Aberto, ou seja, estão livremente disponíveis através da Internet. Contudo, existem alguns documentos com Acesso Restrito (o documento fica indisponível para consulta/download por tempo indeterminado) e outros com Embargo (o documento fica indisponível por tempo determinado: 6 meses, 1 ano, 2 anos, 3 anos).

É possível ter acesso a documentos restritos ou com períodos de embargo associados?

No caso dos documentos/conteúdos restritos ou com períodos de embargo associados, o Repositório Científico do IPL prevê a utilização da funcionalidade "Solicitar cópia ao autor". Esta funcionalidade possibilita solicitar diretamente ao(s) autor(es) desses recursos o envio de uma cópia por correio eletrónico, preenchendo para o efeito um formulário que é disponibilizado na ficha destes registos.

A resposta aos pedidos de cópia de documentos em acesso restrito no Repositório Científico do IPL é da exclusiva responsabilidade do(s) respetivo(s) autor(es). A demora ou inexistência de resposta poderá significar que a sua solicitação não terá sido atendida pelo(s) autor(es).

O Acesso Aberto aumenta o risco de plágio?

O Acesso Aberto pode tornar mais simples a ação de copiar excertos de textos mas, em contrapartida, os plágios de conteúdos em acesso aberto são os mais fáceis de detetar.