Depositar Documentos

Que tipo de documento pode ser depositado no Repositório?

No Repositório Científico do IPL podem ser depositados quaisquer tipos de documentos, desde que reúnam as seguintes condições:

• Ser produzido (autor ou coautor) por membro(s) da comunidade académica do IPL;
  • Não ser efémero;
  • Estar em formato digital;
  • Estar completo e pronto para “publicação”;
  • O autor deve poder, e estar disposto a, conceder ao IPL o direito não-exclusivo de preservar e dar acesso ao seu trabalho através do Repositório Científico do IPL.

Quem pode depositar documentos no Repositório?

São os bibliotecários das várias unidades orgânicas que podem depositar documentos no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa.

Os trabalhos a depositar devem ser encaminhados para as Bibliotecas, usando os seus procedimentos já definidos. A identificação de cada e respetivos contactos podem ser consultados em http://www.ipl.pt/id/repositorio.

Qual a diferença entre depositar e disponibilizar?

No âmbito dos repositórios institucionais depositar significa registar um determinado trabalho, resultante da investigação desenvolvida, num sistema de informação – Repositório. Ao registo fica associado o próprio documento em formato digital (que pode ser constituído por um ou mais ficheiros).

Disponibilizar refere-se ao tipo de acesso que se pretende dar ao referido documento. Podemos disponibilizar os documentos em acesso livre, em acesso restrito temporário ou em acesso restrito permanente. Assim, depositar um documento no Repositório não quer dizer que o mesmo fique disponível em acesso livre.

Como posso ser notificado sempre que um novo documento é depositado?

Os utilizadores podem ativar o serviço de alerta, passando a receber alertas através de correio eletrónico quando é adicionado um documento novo a uma coleção. Os utilizadores podem ativar o serviço de alertas em quantas coleções desejarem.

Para ativar o serviço:

• Consulte a página “Serviço de Alertas” do Repositório (a ligação direta encontra-se na barra de ferramentas na página principal);
  • Preencha o formulário de registo;
  • Navegue até uma coleção da qual pretende receber um aviso quando novos documentos forem adicionados e pressione o botão “Activar Alerta”. Para editar os seus alertas, consulte a página “Serviço de Alertas”.

O que são metadados?

Metadados significam dados sobre dados. Os metadados são dados associados a objetos ou sistemas de informação para fins de descrição, administração, uso, preservação, etc. Existem vários tipos de metadados: descritivos (que servem para identificação e localização), administrativos (criação, direitos, controlo de acesso, etc.) e estruturais (que relacionam os objetos).

O sucesso na pesquisa e localização de um documento ou um conjunto de documentos relevantes para um determinado utilizador depende muito da qualidade e da consistência da informação descritiva disponível para pesquisar.

Em caso de dúvidas, quem contactar?

O Grupo de Bibliotecários do IPL está disponível para fazer sessões de divulgação e de esclarecimento junto das unidades orgânicas. Mas é essencial que se consiga reunir um grupo de investigadores interessados nestas sessões para rentabilizar tempo e recursos.

Estas e outras atividades relacionadas com o Repositório Científico poderão ser solicitadas através do email repositório@ipl.pt