Seminário: Os jesuítas e o ensino da física em Portugal

Auditório A, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, R. Conselheiro Emídio Navarro 1, 1959-007 Lisboa

27/04/2017 - 14:00

Francisco Malta Romeiras, do Centro Inter-Universitário de História das Ciências e da Tecnologia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é o orador convidado do seminário de reflexão sobre o projecto educativo e científico dos jesuítas portugueses.

Fundados na segunda metade do século XIX, os colégios de Campolide (Lisboa, 1858-1910) e de São Fiel (Louriçal do Campo, 1863-1910) distinguiram-se no panorama educativo nacional pelo papel que desempenharam na promoção do ensino experimental das ciências naturais.

O objectivo dos jesuítas portugueses não era divulgar uma versão simplificada das ciências, mas sim reproduzir, na medida do possível, a prática científica nas áreas da botânica, zoologia, física, química e astronomia.