Instituto Politécnico de Lisboa

Sessão de Antestreia do filme "Mulher em Guerra"

Auditório Vitor Macieira da Escola Superior de Comunicação Social

25/11/2019 - 15:30

Mulher em guerra


Sessão de Antestreia do filme "Mulher em Guerra"

Prémio Lux Film Prize 2018 do Parlamento Europeu

Parceiros

Distribuidora Films4You

Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)

Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) 

Espaço Europa. Espaço Público Europeu (EPE) da responsabilidade do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Filme

Mulher em Guerra (Kona fer í stríð)

Realizador

Benedikt Erlingsson

Duração

1h41m

Data

2018

Sinopse

Halla é uma mulher independente de 50 anos. Mas nos bastidores de uma rotina tranquila, ela leva uma vida dupla como ativista ambiental apaixonada. Conhecida pelos outros apenas por seu pseudónimo "A Mulher da Montanha", Halla secretamente faz uma guerra de uma mulher só à indústria local de alumínio. À medida que as ações de Halla se tornam mais ousadas, do pequeno vandalismo à sabotagem industrial, ela consegue parar as negociações entre o governo islandês e a corporação que constrói uma nova fundição de alumínio nas montanhas. Mas, assim que ela começa a planear sua maior e mais ousada operação, ela recebe uma carta inesperada que muda tudo. O seu pedido de adoção de uma criança foi finalmente aceite e há uma garotinha esperando por ela na Ucrânia. Enquanto Halla se prepara para abandonar o seu papel de sabotadora e salvadora das Terras Altas para realizar seu sonho de ser mãe, ela decide planear um ataque final para dar um duro golpe na indústria do alumínio.

Mesa Redonda

O Ativismo Ambiental, podendo-se cruzar este tema com outros em função deste filme,  nomeadamente o papel do cinema como janela de informação / sensibilização sobre temáticas atuais e prementes ou o empoderamento e o novo paradigma de Mulher

Apresentação do Filme

Cátia Sousa

Moderadoras

Profª. Alexandra David e Profª. Sandra Miranda

Convidados

Carla Graça, Vice-Presidente da Zero

João Camargo, Climáximo 

Vítor Manteigas, ESTeSL