Instituto Politécnico de Lisboa

#1 Estamos a mudar os nossos sites institucionais

IPL

15 Março 2021

novos sites IPL

Imagem renovada, com novas funcionalidades, navegação intuitiva e coerência gráfica, traduzem o resultado de um trabalho exaustivo de desenvolvimento, iniciado em 2018, cujo objetivo foi repensar a comunicação online do Politécnico de Lisboa e trabalhar a coesão de um universo de 10 sites que integram a instituição de ensino superior. Em contagem decrescente está o lançamento do primeiro dos sites institucionais, o da Escola Superior de Educação de Lisboa, a 23 de março, às 14h30, com transmissão no canal Youtube do IPL.

As plataformas, concebidas de raiz, resultam de um trabalho coordenado pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL, que envolveu, ao longo dos dois últimos anos, Gabinetes de Comunicação de cinco escolas superiores e dois institutos superiores, o Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações do IPL e os SAS IPL – Serviços de Ação Social.


Alguns dos membros do grupo de trabalho do projeto de desenvolvimento dos novos sites

Para Vanessa Glória, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL, “os novos sites dão um passo decisivo na coesão do Universo Politécnico de Lisboa”. A profissional de Comunicação afirma que a aposta “numa imagem simples, moderna e inclusiva” permite colocar a ênfase na acessibilidade, pesquisa de informação e partilha de conteúdos. “O nosso foco são as necessidades dos nossos stakeholders”, refere. “Não esquecendo os candidatos estrangeiros, todos os sites disponibilizam uma versão em inglês, com conteúdos específicos para este público.”

O projeto de desenvolvimento de 10 sites, para além de um trabalho exigente, feito dentro da instituição, contou com o apoio, ao nível do Desenvolvimento Web, de uma empresa externa de Tecnologia de Informação.

Grupo de trabalho dos novos sites
Primeiro encontro dos Gabinete de Comunicação do IPL, em 2020, onde o tema principal foi o projetos dos novos sites

Conjugar a diversidade e identidade que traduz as escolas e institutos superiores do Politécnico de Lisboa, mantendo o foco na coerência gráfica, não foi tarefa fácil e exigiu um grande espírito de equipa que vai começar a revelar-se à medida que os sites passarem a estar acessíveis, mantendo os mesmos endereços na web.

 

Design simples e coeso, conteúdos sucintos, dinâmicos e organizados, menus intuitivos, pesquisa ativa e acessível, integração de dados comuns, sistema de autenticação para acesso a conteúdos privados, inserção de vídeo, partilha de conteúdos, formulário de contacto e um rodapé pensado para integrar todo o Universo IPL, são algumas características associadas aos novos sites institucionais.

Aos utilizadores dos sites é garantida uma otimização, proporcionando um acesso mais rápido e uma experiência e interação mais simples e eficaz. Apostando num modelo de site responsivo, o Politécnico de Lisboa permite ao utilizador obter a mesma visualização seja qual for o dispositivo que usa.

Vanessa Glória reforça que os sites institucionais “são agora, mais do que nunca, uma ferramenta fundamental de comunicação”. A coordenadora da Comunicação e Imagem do IPL acredita que, “com a concretização deste projeto, que aproximou como nunca, as instituições e estruturas que integram o IPL, vai ser possível encurtar distâncias ao comunicar de forma integrada e relevante a atividade da comunidade académica”.

Escola Superior de Educação de Lisboa: o arranque do primeiro de dez

Novo site ESELx

23 de março assinala o desvendar do primeiro dos novos sites, fruto do projeto que partilhou capital humano da comunidade académica do IPL. O evento realiza-se no dia em que, oficialmente, segundo os estatutos, o IPL celebra 35 anos de existência.

Adequando-se à nova realidade e acompanhando a aceleração digital, o IPL promove o lançamento do primeiro de dez sites com a realização da primeira IPL Talk. Esta iniciativa vai realizar-se sempre que novo site institucional for para o ar.


IPL Talk

A primeira vai ser sobre Comunicação Digital, com o alumnus do Politécnico de Lisboa, Bruno Amaral, Communication Strategist a exercer funções na área do Digital Intelligence and Strategy da EDP.

A IPL Talk é transmitida, em direto, no canal Youtube do Politécnico de Lisboa, onde vai haver um momento Q&A – Perguntas e respostas.

 

Texto de CSS/GCI IPL