Alcatel-Lucent e ISEL criam laboratório de alta tecnologia

ISEL

25 Janeiro 2013

A Alcatel-Lucent associou-se ao ISEL para a implementação de um laboratório com tecnologia de ponta na área das telecomunicações, no Instituto de Engenharia.

Na cerimónia de inauguração, o Secretário de Estado da Inovação, Competitividade e Inovação, Sérgio Oliveira, destacou a importância das parcerias entre empresas e instituições de ensino superior, como um meio de “valorizar economicamente o conhecimento gerado pelas Universidades e Institutos Politécnicos”. Para o governo, estas iniciativas são fundamentais para que, as instituições de ensino tenham capacidade financeira para a aquisição de equipamentos que permitam uma formação orientada para as necessidades do mercado de trabalho.

Já o presidente do ISEL, José Carlos Quadrado, realçou a importância desta colaboração com a Alcatel-Lucent ao permitir trazer investimentos de grande capacidade tecnológica para Portugal, esperando que a iniciativa seja um ponto de partida para uma colaboração mais alargada entre a multinacional francesa e o Instituto de Engenharia.

O High Leverage Network Laboratory, único em Portugal e um dos mais avançados da Europa, representa um investimento superior a 200.000 € permitindo a formação de 150 alunos por ano, nas mais avançadas tecnologias e protocolos na área das telecomunicações.

Nakhlé Matta, Country Senior Officer da Alcatel-Lucent em Portugal, justificou a escolha do ISEL para parceiro da iniciativa pelo prestígio que a instituição possui na formação de engenheiros, apresentando como exemplo os vários profissionais que integram os quadros da empresa formados no Instituto de Engenharia. O responsável da Alcatel em Portugal, acredita que o futuro passa pela investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, realizadas nas instituições de ensino superior, com o apoio das empresas que comercializam os produtos resultantes desses projetos.

Com a implementação deste laboratório, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa passa a estar dotado com os meios necessários para participar em projetos industriais, nacionais e internacionais, de caracter inovador na área das telecomunicações.

PJS