Instituto Politécnico de Lisboa

Arrancou o concurso de acesso ao Ensino Superior

ENSINO

22 Julho 2019

Concurso Acesso ao Ensino Superior

O concurso de acesso ao ensino superior 2019/2020 que inicia hoje, 17 de julho, disponibiliza um total de 51568 vagas, no qual se incluem as destinadas aos concursos locais de acesso, número semelhante ao fixado em 2018. O Politécnico de Lisboa tem a concurso 2543 vagas, uma redução de 55 em relação às 2598 do ano anterior. As vagas para este ano estão distribuídas por 1087 cursos.

De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), do total de vagas, 41% estão fixadas nas zonas de Lisboa e Porto, em nove instituições. No que respeita à distribuição pelos subsistemas de ensino, 56% (28236 vagas) pertencem ao ensino universitário e 44% (22624 vagas) ao ensino politécnico.

Apesar de ser uma medida que dividiu opiniões, em 2018, as universidades e politécnicos de Lisboa e Porto sofreram um corte de 5% das vagas, imposto pelo Governo, o que representou uma perda de 1100 lugares. Este ano os cortes continuam nas instituições de Lisboa e Porto, que perdem, no conjunto, 40 vagas, de acordo com dados oficiais do MCTES. As instituições fora de Lisboa e Porto aumentam em 48 lugares a oferta em 2019.

Este ano, as instituições públicas também foram forçadas a rever a fixação de vagas nos cursos, para incluir novos critérios definidos no despacho anual da tutela para esse efeito, sendo um desses critérios o índice de excelência dos candidatos. Sempre que os cursos tenham uma procura superior ao total de vagas abertas por candidatos com notas iguais ou superiores a 17 valores são obrigados a aumentar o número de vagas entre 5% e 15%.

A candidatura é feita no portal online da Direção-Geral do Ensino Superior, até 6 de agosto (1.ª fase), sendo os resultados divulgados a 9 de setembro. 

Nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, está em funcionamento um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, no qual os candidatos que pretendam entregar a candidatura, na área de Lisboa, podem dirigir-se. O Gabinete presta esclarecimentos e apoio aos candidatos ao Concurso de Acesso ao Ensino Superior

Texto de CS/GCI IPL
Imagens GCI/IPL