Camerata de Sopros Silva Dionísio e Orquestra de Sopros da ESML em destaque

ESML

13 Maio 2016

Orquestra ESML

Os dois agrupamentos residentes da Escola Superior de Música, dirigidos pelo maestro Alberto Roque, têm objetivos pedagógicos associados à promoção da música portuguesa a nível nacional e internacional. A gravação de trabalhos em CD e a parceria com a editora holandesa Molenaar é uma das apostas que pretende dar mais visibilidade aos dois projetos musicais.

A Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa surgiu em 2004, sob a direção do maestro titutar Alberto Roque. O projeto partiu da vontade de dar aos estudantes, de uma maior oferta da prática musical, essencial aos instrumentos de sopro e percussão. O desenvolvimento de novas obras de compositores portugueses e a estreia, em Portugal, de compositores estrangeiros de mérito reconhecido tem sido um dos principais objetivos da formação do agrupamento residente da escola.

A Orquestra tem realizado inúmeros concertos em salas nacionais e, em 2009, fez a sua primeira digressão internacional, apresentado-se em Estugarda e Mannheim. A discografia da Orquestra de Sopros da ESML já inclui 2 Cd's, "Skie" e "Reflections", ambos gravados a convite da editora Molenaar.

A Camerata de Sopros Silva Dionísio surgiu como resposta a um vazio na área da Música de Câmara para médias formações de sopros. O nome é uma homenagem a um dos maestros notáveis nesta área da música. O agrupamento residente da Escola Superior de Música de Lisboa iniciou atividade em 2009/2010 e a sua formação é um duplo Quinteto de Sopros, completado com outros instrumentos quando as obras assim o pedem. O projeto tem como objetivos a criação de novas obras de compositores portugueses e tem permitido aos estudantes o contacto com um repertório mais específico.

A primeira internacionalizações da Camerata deu-se em 2013, com a participação no V Congreso Iberoamericano de Compositores, Directores y Arregladores de Bandas Sinfónicas y Ensembles, que decorreu na cidade de Lliria, em Valência, Espanha. O primeiro trabalho discográfico da Camerata de Sopros Silva Dionísio, "New Harmoniemusik" reune obras em estreia de compositores portugueses e foi editado em 2015.

Trabalhos discográficos da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa

Trabalho Discográfico da Camerata de Sopros Silva Dionísio

CSS