Candidaturas Estudantes Comissões de Avaliação Externa - A3ES- alargamento prazo até dia 15.03

IPL

5 Maio 2018

Candidaturas Estudantes Comissões de Avaliação Externa - A3ES

Estão a decorrer as candidaturas online para estudantes interessados em integrar as Comissões de Avaliação Externa da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) que vão realizar a avaliação dos ciclos de estudos em funcionamento em 2017/2018. O prazo para entrega das candidaturas termina às 24h00 do dia 15 de março.

Os interessados devem efetuar a inscrição online, através do formulário disponível no endereço  http://questionarios.ua.pt/index.php/763192/lang-pt .

Os agrupamentos de ciclos de estudos a avaliar no ano mencionado são:

• Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)
  • Marketing e Publicidade, Ensino Politécnico
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Gestão e Administração, Ensino Politécnico
  • Gestão e Administração, Ensino Universitário
  • Engenharia Civil, Ensino Politécnico
  • Engenharia Civil, Ensino Universitário
  • Hotelaria, Turismo e Lazer, C
  • Hotelaria, Turismo e Lazer, Ensino Universitário
  • Desporto, Ensino Politécnico
  • Ciências do Desporto, Ensino Universitário

Requisitos de admissão:

• Estudantes do ensino superior em 2017/2018;
  • Tenham frequentado, com aproveitamento, pelo menos dois anos curriculares em uma das áreas a que respeitam os agrupamentos atrás referidos
  • Cumpram as demais condições fixadas nas alíneas (i) a (vi) da Secção 2 – Seleção e Recrutamento dos Estudantes (Documento Estudo – Exercício Experimental).
  • Não sejam simultaneamente docentes ou funcionários de uma instituição de ensino superior.

Os candidatos que cumpram as condições requeridas são convidados a frequentar uma ação de formação de um dia, a realizar-se em março de 2018. A participação na sessão de formação, bem como a apresentação de um trabalho escrito de cerca de dez páginas obedecendo a termos de referência que serão indicados durante a sessão, a ser entregue até ao dia 30 de abril de 2018, são condição necessária para integração na bolsa de avaliadores e posterior designação para integração em uma CAE.

O processo de recrutamento e seleção existe desde 2011, quando a A3ES implementou um processo experimental de participação de estudantes no processo de avaliação/acreditação de ciclos de estudos em funcionamento.

Este exercício experimental foi objeto de avaliação, tendo-se concluído que “a participação de estudantes nas Comissões de Avaliação Externa (CAE) valida o processo, denotando uma apreciação positiva por parte dos diversos intervenientes, em particular por parte das instituições”. Em consequência desta validação do processo, a participação de estudantes tem sido progressivamente alargada a um maior número de visitas de avaliação.

Consultar "Participação dos estudantes nas comissões de avaliação externa- exercício experimental"

DÚVIDAS FREQUENTES- Estudantes Avaliadores