Candidaturas Estudantes Comissões de Avaliação Externa - A3ES

IPL

13 Novembro 2018

Candidaturas Estudantes Comissões de Avaliação Externa - A3ES

Terminaram as candidaturas, online, para estudantes interessados em integrar as Comissões de Avaliação Externa da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) que vão realizar a avaliação dos ciclos de estudos em funcionamento em 2018/2019. O prazo para entrega das candidaturas terminou às 24h00 do dia 30 de novembro.

Os interessados devem efetuar a inscrição online, através do formulário disponível no endereço http://questionarios.ua.pt/index.php/375169/lang-pt .

Os agrupamentos de ciclos de estudos a avaliar no ano mencionado são:

• História e Arqueologia
  • Psicologia
  • Ciência Política e Cidadania
  • Comunicação
  • Marketing e Publicidade, Ensino Universitário
  • Finanças, Banca e Seguros
  • Administração Pública
  • Gestão e Administração, Ensino Politécnico
  • Gestão e Administração, Ensino Universitário
  • Direito
  • Estudos Jurídicos Aplicados
  • Informática e Engenharia Informática, Ensino Politécnico
  • Informática e Engenharia Informática, Ensino Universitário
  • Eletrotecnia, Eletrónica e Automação, Ensino Politécnico
  • Eletrotecnia, Eletrónica e Automação Ensino Universitário
  • Arquitetura e Urbanismo

Requisitos de admissão:

Podem candidatar-se estudantes que cumpram as seguintes condições:

• Sejam estudantes do ensino superior em 2018/2019 ou, não o sendo, tenham terminado um curso de ensino superior em 2016/17 ou 2017/18;
  • Tenham frequentado, com aproveitamento, pelo menos dois anos curriculares em uma das áreas a que respeitam os agrupamentos atrás referidos ou em área afim;
  • Cumpram as demais condições fixadas nas alíneas (i) a (vi) da Secção 2 – Seleção e Recrutamento dos Estudantes (Documento Estudo – Exercício Experimental);
  • Não sejam simultaneamente docentes ou funcionários de uma instituição de ensino superior.

Os candidatos que cumpram as condições requeridas serão convidados a frequentar uma ação de formação de um dia, a realizar-se em janeiro de 2019. A participação na sessão de formação, bem como a apresentação de um trabalho escrito de cerca de dez páginas, obedecendo a termos de referência que serão indicados durante a sessão, a ser entregue até ao dia 28 de fevereiro de 2019, são condição necessária para integração na bolsa de avaliadores e posterior designação para integração em uma CAE.

O processo de recrutamento e seleção remonta a 2011, ano em que a A3ES implementou um processo experimental de participação de estudantes no processo de avaliação/acreditação de ciclos de estudos em funcionamento. Este exercício experimental foi objeto de avaliação, tendo-se concluído que “a participação de estudantes nas Comissões de Avaliação Externa (CAE) valida o processo, denotando uma apreciação positiva por parte dos diversos intervenientes, em particular por parte das instituições”. Em consequência desta validação do processo, a participação de estudantes tem sido progressivamente alargada a um maior número de visitas de avaliação.

Consultar "Participação dos estudantes nas comissões de avaliação externa- exercício experimental"

FAQ Estudantes Avaliadores