Instituto Politécnico de Lisboa

Consórcio U!REKA apresenta plano de ações para 2021

IPL

22 Março 2021

U!REKA

No seguimento da participação do IPL no consórcio U!REKA e da última reunião do Steering Comitee de 18 de março, em que o IPL está representado pelo Prof. Fernando Melício, Pró-Presidente para a Internacionalização e Cooperação, foi apresentado um resumo das atividades realizadas no consórcio em 2020 e um plano de ações a realizar durante o ano de 2021 e que estão descritas no folheto.

Foi ainda preconizado por todos os representantes das instituições integrantes do consórcio, a necessidade de um reforço na ligação entre as comunidades destas instituições e ainda uma maior disseminação das atividades a que este consorcio se propõe.

O consórcio U!REKA organiza anualmente uma conferência para troca de experiências e projetos entre os seus membros, que este ano se realizará na HOGENT – Ghent, na Bélgica , conferência aberta à participação de toda a comunidade académica com interesse nas atividades.
A coordenação da participação do IPL neste consórcio de Universidades Europeias está a cabo do GRIMA, na pessoa da Dr.ª Carla Ruivo, cruivo@sp.ipl.pt.

Texto de Fernando Melício

Sobre o U!REKA

A aliança U!REKA (Urban Research and Education Knowledge Alliance) é uma rede de 8 universidades europeias de Ciências Aplicadas, fundada em 2016. Inicialmente, contou com os seguintes membros: Amsterdam University of Applied Sciences, Edinburgh Napier University, Frankfurt University of Applied Sciences, Metropolia University of Applied Sciences in Helsinki, Oslo Metropolitan University and University College Ghent (HOGENT). No final de 2019, passou a incluir dois novos parceiros, o Politécnico de Lisboa (IPL) e a Technical University of Ostrava (VSB-TUO).

A presença da U!REKA na europa abrange, aproximadamente 165 mil estudantes e 15 mil membros de staff. O impacto atravessa quatro regiões do ensino superior europeu, aproximadamente 14,4 milhões de cidadãos europeus. Ao expandir o seu consórcio, a U!REKA fortalece o seu compromisso com a Iniciativa EUI, ao mesmo passo que se ergue sobre as lições da sua candidatura anterior.

O U!REKA pretende co-financiamento, em 2020, no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias (EUI), um programa lançado pela Comissão Europeia (CE) e financiado, por sua vez, pelo seu programa Erasmus +.