Instituto Politécnico de Lisboa

Daniel Monteiro, presidente da FNAEESP: "Juntos somos mudança por um Politécnico com futuro "

ISCAL

25 Fevereiro 2014

Daniel Monteiro

"Mais e melhor" é o que pretende o recém empossado presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, Daniel Monteiro, que sucede a Bruno Fragueiro, estudante do Instituto Politécnico de Setúbal.

Preocupado com o futuro do ensino superior politécnico, o dirigente estudantil quer tornar a FNAEESP uma "estrutura mais ativa e interventiva", reaproximando-a das associações de estudantes. 

No discurso de tomada de posse, reforçou críticas em relação ao Ministério da Educação e Ciência, e ao que considera "a tentativa de fazer do ensino politécnico, um parente pobre do ensino superior". Referindo-se aos cursos de curta duração no ensino politécnico, Daniel Monteiro acusa a tutela de fazer experiências, e sugere que "ouçam as necessidades do mercado de trabalho". 

O recém-eleito presidente da FNAEESP tem 22 anos e frequenta a licenciatura em Gestão, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, onde preside à Associação de Estudantes desde 2012. Agora, na procura de um “Politécnico com futuro”, Daniel e a nova equipa dirigente da FNAEESP pretendem dar um novo rumo para a estrutura estudantil, à luz da “reivindicação de um ensino superior de qualidade e excelência”. O até aqui presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, vai ainda apostar na “dinamização de uma nova imagem para a federação, mais moderna, apelativa e atual”.

Na cerimónia de tomada de posse esteve presente o presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Vicente Ferreira, também em representação do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, que aproveitou a ocasião para elogiar o movimento associativo estudantil. À nova direção lançou o desafio de ajudar a "dignificar e defender o ensino superior politécnico", que considera estar a ser "maltratado por algumas opções políticas".  

Já o presidente de Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Francisco Faria, não deixou de comparecer para apoiar o aluno, agora presidente da FNAEESP, reforçando a "vitalidade do movimento estudantil na luta a favor de princípios que estão a ser atacados".

A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico surgiu em 1989, é constituída por 41 associações de estudantes do ensino politécnico e representa mais de 100 mil estudantes do ensino superior politécnico.

Texto de Clara Santos Silva
Vídeo Vanessa Glória (imagens não editadas)
Fotos de Charlene Uez

Cerimónia da Tomada de Posse Presidente do IPL, Bruno Fragueiro, antigo presidente FNAEESP e estudante Jose Castela Daniel Monteiro Vice-presidente do IPL, presidente da FAIPL e presidente do ISCAL Estudantes na cerimónia Presidente do IPL e Daniel Monteiro Daniel Monteiro e alguns estudantes Mesa da Cerimónia de Posse Presidentes do ISCAL e do IPL e Bruno Fragueiro Cerimónia da Tomada de Posse Cerimónia da Tomada de Posse Presidentes do ISCAL e do IPL e Bruno Fragueiro Mesa da Cerimónia de Posse Estudantes na Cerimónia Mesa da Cerimónia de Posse Mesa da Cerimónia de Posse