Instituto Politécnico de Lisboa

Diplomada da ESTC vence Óscar para Melhor Documentário com Free Solo

ESTC

25 Fevereiro 2019

Diplomada da ESTC vence Óscar de Melhor Documentário com Free Solo

Joana Niza Braga tem o curso de Cinema, vertente Som e fez parte da equipa técnica da reprodução de efeitos sonoros, de "Free Solo" do National Geographic, vencedor de um Óscar e um Bafta de Melhor Documentário de 2019. A portuguesa já antes foi distinguida pelo trabalho no documentário como ‘foley mixer’ pelos norte-americanos Cinema Audio Society (CAS) Awards, que premeiam filmes tendo em conta apenas o som.

Óscares

Joana trabalhou remotamente, a partir de Lisboa, fazendo equipa com Nuno Bent, com quem já esteve em inúmeros projetos. A pós-produtora de cinema Loudness Films, foi onde os profissionais de som trabalharam, graças a "um estúdio de 'foley' bastante grande", disse Joana, em declarações à Lusa. 

A licenciada em Cinema foi a "foley mixer" do trabalho realizado por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi. O 'foley' permite criar sons que por vezes não são captados nas rodagens. Joana explicou à Lusa que os 'foley artists' são "quem está reproduzir o barulho". "Os 'foley mixers' são os ouvidos, porque o som captado pelo microfone é diferente, um bocadito, da perceção auditiva normal".

"Free Solo" acompanhou o alpinista, norte-americano, Alex Honnold, na escalada, sem cordas ou proteções, da parede de granito El Capitan, com 900 metros de altura, no Parque de Yosemite, Estados Unidos. O documentário também está nomeado para os prémios da Cinema Audio Society (CAS) e para os Golden Real, os prémios da Motion Picture Sound Editors (MPSE).

Joana Niza Braga, de 27 anos, já conta com um filme premiado no curriculum. A profissional foi responsável pela montagem de som do filme "Balada de um Batráquio", da realizadora e colega de curso, Leonor Teles, trabalho vencedor do Urso de Ouro de Curta-Metragem no Festival de Cinema de Berlim, em 2016.
Foi este o filme que a levou à Loudness Films, onde estagiou e onde continua a trabalhar.

A cerimónia dos dos Óscares realizou-se na última madrugada 25 de fevereiro (hora de Lisboa), em Los Angeles. A estatueta dourada juntou-se ao Bafta, prémio atribuído pela Academia Britânica de Cinema, decorreu em Londres a10 de fevereiro.

O documentário "Free Solo" vai ser exibido no National Geographic às 22h30 de domingo, 17 de março.

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: Lusa