Instituto Politécnico de Lisboa

Encontro Alumni do ISEL reúne gerações

IPL

3 Outubro 2018

Encontro Alumni ISEL

Várias gerações de estudantes regressaram à sua "casa de formação", o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), para participar no Encontro #alumnISEL 2018, que decorreu a 28 de setembro, com o objetivo de promover uma ligação intergeracional entre os alunos e construir uma visão partilhada sobre as áreas de engenharia.

Na sessão plenária, que decorreu no auditório principal, os presidentes do Politécnico de Lisboa (IPL) e do ISEL, Elmano Margato e Jorge de Sousa, respetivamente, felicitaram os alumni dos diversos departamentos de engenharia que, através do desempenho profissional, têm ajudado a prestigiar o nome do ISEL e do IPL.

"Hoje, o ISEL tem ex-estudantes com quadros consagrados em muitas empresas nacionais e internacionais. Exercemos funções nas mais variadas áreas: projeto, direção e execução de obras, gestão de empresas e até no desempenho de cargos políticos. O prestígio aqui referido, não é o da presunção, mas aquele que se traduz na qualidade do desempenho profissional de cada um, e na valorização económica do retorno do trabalho", referiu Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa.

Presidente do IPL, Elmano Margato, no Encontro Alumni ISEL 2018
Elmano Margato, atual presidente do Politécnico de Lisboa, é também alumni do ISEL, onde obteve, em 1980, o seu primeiro grau, de bacharel, em Energias e Sistemas de Potência. Elmano Margarto não deixou de referir a importância da escola para o seu percurso pessoal. "Terminado o meu bacharelato, não mais larguei esta escola, primeiro como monitor e depois como professor. É com orgulho que, nesta escola, desempenhei funções docentes, e presidi a diferentes órgãos de governo. Sempre com o desígnio último de servir o coletivo e contribuir para o crescimento e afirmação do ISEL".

Sobre as transformações que estão em curso no ensino da engenharia, Jorge de Sousa, presidente do ISEL, referiu que "o ISEL que encontram hoje, não é o que existia no passado" contudo,"o processo de construção não faz sentido sem vocês, os antigos alunos, que são os maiores ativos da instituição. Com este encontro, pretendemos criar um contexto para que os alunos possam constituir uma rede de proximidade", concluiu o presidente.

 

O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, professor Especialista em Engenharia Sanitária do Politécnico de Lisboa. Presentes estiveram também o presidente do Conselho de Supervisão, membros dos órgãos de gestão, e o presidente da Associação de Estudantes do ISEL, Ruben Silva. As sessões paralelas, que antecederam a sessão plenária, foram dinamizadas por oradores alumni em representação de empresas como a Siemens, Philips, e a Dell

 

A Estudantina Académica do ISEL animou o Auditório Principal com uma serenata às estudantes alumni presentes na sessão plenária.

Encontro #alumnISEL 2018 encerrou com um jantar de convívio na recém-renovada cantina do edifício principal do ISEL

 Texto e Imagem MN/GCI