Instituto Politécnico de Lisboa

Ensino da Dança em debate na Conferência "Encontros para o Futuro"

ESD

19 Março 2019

pró-presidente do IPL para as Artes, Paulo Morais-Alexandre

Teve lugar, a 15 de março, no Teatro Camões, a conferência de abertura do ciclo "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público dedicado às temáticas da Dança. A iniciativa pretendeu promover o encontro entre instituições de ensino, entre elas, a Escola Superior de Dança, envolvendo professores, coreógrafos, diretores e outras personalidades ligadas à Dança.

 Políticas, Práticas e Público"

A segunda edição do encontro visou abrir caminho para uma reflexão sobre estratégias de futuro que sirvam, eficazmente, a prática da Dança em Portugal, bem como as várias dimensões.

Partindo dos conceitos: problema, soluções e políticas favoráveis são fluxos múltiplos e linhas de análise de continuidade para o trabalho das temáticas identificadas no encontro anterior, dedicado em exclusivo ao Ensino da Dança em Portugal.

A educação do corpo na área performativa, necessidades públicas de políticas legislativas e de ação, que alicercem educação e prática, associados aos desafios e mutações dos públicos a quem chega a Dança Portuguesa, abrem-se à congregação de profissionais e à reflexão sobre medidas concretas, vistas como necessidades essenciais para articular a disciplina, a sua prática na educação, na cultura e nas artes em geral.

Ângela Ferreira Sobrinho TeixeiraJoão Costa
secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreirasecretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeirasecretário de Estado da Educação, João Costa

Na cerimónia de abertura esteve a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, o secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, o secretário de Estado da Educação, João Costa e o presidente da Opart - Organismo de produção artística, Carlos Vargas. A representar o Politécnico de Lisboa esteve o pró-presidente para as Artes, Paulo Morais-Alexandre.

pró-presidente do IPL para as Artes, Paulo Morais-Alexandre

 

No final da conferência de abertura foi apresentado o espetáculo Don Quixote pela Companhia Nacional de Bailado.

João Fernandes, ESD 

No segundo dia de conferência, João Fernandes, sub-diretor da Escola Superior de Dança, foi o moderador do Painel sobre
"Paradigmas do Ensino Artístico Especializado da Dança".

O programa dividiu-se entre o Teatro Camões e os Estúdios Victor Córdon.

 

 

 

 

 

pró-presidente do IPL para as Artes, Paulo Morais-Alexandre secretário de Estado da Educação, João Costa "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira Presidente da Opart, Carlos Vargas "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público" "Encontros para o Futuro II - O Ensino da Dança: Políticas, Práticas e Público"