"A Escola Superior de Dança é mais do que um edifício no Bairro Alto, vai para onde nós formos"

ESD

19 Março 2018

Inauguração da Escola Superior de Dança

Foi assim que Andreia Marinho, presidente da Associação de Estudantes da ESD, se referiu à mudança de instalações, na sessão de abertura do segundo semestre letivo da ESD, já no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que contou com a presença da secretária de Estado do Ensino Superior e o presidente do IPL. A dirigente associativa agradeceu publicamente a todos os que tornaram possível a passagem transitória da ESD para o ISEL, nomeadamente o Governo que ouviu os estudantes, o IPL e a Federação Académica de Lisboa que apoiaram e o ISEL que os recebeu. Andreia terminou a sua intervenção deixando uma mensagem, "Somos artes mas não somos menos".

A 19 de março, a Escola Superior de Dança iniciou uma nova etapa na vida da instituição, com uma sessão que juntou a comunidade académica da ESD e do ISEL, onde não faltou a atuação de boas vindas, da Tuna Feminina do ISEL.

Vanda Nascimento, diretora da ESD, visivelmente emocionada, vê neste dia "um momento histórico de esperança", ainda que tenha pedido para que "não esqueçam que somos ESD". "Acreditar que a transição será curta e que a construção do novo edifício será concretizada tem ajudado a ultrapassar todos os desafios", confessou Vanda Nascimento.

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, que desde o primeiro momento se mostrou sensível às necessidade, prementes, da mudança, deixou claro "o esforço sinónimo da ESD e do ISEL, de, em 2 meses, conseguirem este feito. "Do IPL houve apenas facilitação" ressaltou Elmano Margato.

Fernanda Rollo, olha para este processo como "exemplar". "O que aconteceu não é comum, a minha homenagem aos estudantes pela forma como conduziram este processo", valorizou a secretária de Estado do Ensino Superior que terminou dizendo que "esta deve se uma das situações que nos deve inspirar".

A sessão ficou marcada pelos muitos agradecimentos deixados entre, e, pelos vários protagonistas da sessão, sobretudo dirigidos ao Instituto Superior de Engenharia, na figura do presidente Fernando Sousa, que desde o primeiro momento mostrou receptividade, disponibilidade e solidariedade para receber a Escola Superior de Dança.

No final foi realizada uma visita guiada, seguida atentamente pela secretária de Estado do Ensino Superior, aos novos espaços ocupados pela Escola Superior de Dança, divididos entre os Edifício A e Edifício C, onde foram visiveis os sorrisos dos muitos estudantes que conheceram, pela primeira vez, a casa que os acolhe nesta fase transitória.

Em declarações à SIC, o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, disse já ter sido entregue o programa preliminar para a construção do novo edifício da Escola Superior de Dança, no Campus de Benfica do IPL, faltando a confirmação do Governo para a atribuição de verbas. Adiantou que o objetivo do IPL é usar o valor de venda do espaço, no Bairro Alto, para a construção do novo, aguardando, neste momento, a informação da avaliação do edifício, onde estava sediada a Escola Superior de Dança.

Ver fotos no Flickr

Texto CS/GCI