Instituto Politécnico de Lisboa

Escola Superior de Dança. O corpo também fala

ESD

21 Julho 2020

ESD

O quartel general da Escola Superior de Dança é, temporariamente, outro. Para trás, ficaram as instalações no Palácio Marquês de Pombal, no coração do Bairro Alto. Hoje, a ESD está instalada no Campus do ISEL, na zona oriental da cidade de Lisboa. Para o futuro, ESD vai passar para o Campus de Benfica do IPL, com instalações feitas à medida das necessidades dos alunos.

Do seu leque fazem parte a licenciatura em Dança, um mestrado em Ensino de Dança, e ainda um doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, resultado de uma parceria com a Universidade de Lisboa. A ESD assegura um conjunto de serviços indispensáveis ao sucesso dos alunos: uma biblioteca especializada em dança, vários estúdios de dança, um gabinete de massoterapia, ou ainda um ginásio.

“Os anos mais loucos da tua vida”

ESD

O acesso à escola enquanto aluno está sujeito à realização de um conjunto diverso de provas práticas que fazem parte o concurso local de acesso – desde provas de criação coreográfica, exercício onde a capacidade de improvisação é posta à prova, ou provas de teor mais técnico. A presidente da Associação de Estudantes da ESD, Daniela Gonçalves, destaca essa articulação. “Nesta casa artística vais ter contacto com imensas linguagens corporais, métodos de ensino, e vais conseguir consolidar conhecimentos no que diz respeito à interpretação, ao ensino e à coreografia”. E deixa uma mensagem: “peço que te prepares para os anos mais loucos da tua vida”.

A dança é um todo de entrega e trabalho, e na estada na ESD há espaço para “rir, chorar, querer desistir e voltar”. Como no momento em que o dançarino se entrega de corpo e alma em palco, podes preparar-te para uma experiência intensa e por inteiro.

Texto: RM