Escola Superior de Teatro e Cinema

30/09/2019

ESTC volta a dar cartas nos Globos de Ouro e festivais de cinema

A 24.ª gala dos Globos de Ouro, que decorreu ontem, 29 de setembro, no Coliseu dos Recreios, voltou a premiar diplomados e docentes da Escola Superior de Teatro e Cinema. A juntar-se aos galardões, o fllme português produzido pela escola artística do Politécnico de Lisboa, "Em caso de fogo", vence competição estudantil de festival de San Sebastián.

13/09/2019

Câmara Municipal da Amadora distingue ESTC com medalha de Mérito e Dedicação

A distinção atribuída à Escola Superior de Teatro e Cinema, no grau de ouro, pelos serviços de singular relevância prestados ao município na área da Educação, foi feita a 11 de setembro, dia que assinala os 40 anos da cidade. A autarquia assinalou a eféméride com uma homenagem pública a personalidades e entidades, que honraram, prestigiaram e promoveram o município, contribuindo para o seu desenvolvimento, bem como pelo reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade.

21/08/2019

Um 2019 em alta para a Escola Superior de Teatro e Cinema

Foram mais de uma dezena os prémios atribuídos a diplomados e docentes da escola artística do Politécnico de Lisboa, nas áreas de Teatro e Cinema, ao longo de 8 meses. Para além dos muitos galardões foram vários os trabalhos selecionados pelos grandes certames de cinema para estreia ou exibição.

19/08/2019

Pedro Costa ganha Leopardo de Ouro em Locarno

O cineasta de 60 anos, diplomado da Escola Superior de Teatro e Cinema, ganhou o mais importante prémio do Festival de Cinema que se realiza na Suiça, com o filme "Vitalina Varela" (2019). O filme teve estreia mundial em Locarno, na quarta-feira, e tem distribuição garantida e estreia, em 2020, nos Estados Unidos. Pedro Costa já em 2014, tinha recebido o prémio de melhor realização com o filme “Cavalo Dinheiro” no Festival de Locarno.

12/08/2019

ESTC marca presença no Festival de San Sebastian

“Em caso de fogo”, a curta-metragem produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema, de Tomás Paula Marques, foi selecionada para o festival de cinema de San Sebastián, em Espanha, no âmbito da competição estudantil do evento que se realiza em setembro. Das 373 candidaturas apresentadas, apenas foram selecionadas 14 curtas-metragens, que vão fazer parte da secção Nest Film Students.

15/07/2019

Diplomados da Escola Superior de Teatro e Cinema somam prémios

O Curtas Vila do Conde elegeu para melhor filme da competição nacional deste ano, "Ave Rara" do português Vasco Saltão, formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A escola artística do Politécnico de Lisboa também venceu na secção Take One!, dedicada às escolas de cinema, com "Em Caso de Fogo", de Tomás Paula Marques. Já Leonor Noivo teve filme premiado no Festival de Marselha.

11/06/2019

Jorge Jácome premiado no Festival de Hamburgo

O realizador português, diplomado da Escola Superior de Teatro e Cinema, voltou a vencer a competição internacional do Festival de Curtas-Metragens de Hamburgo, desta vez com o filme Past Perfect, depois da conquista, em 2018, com a curta-metragem Flores.

28/05/2019

Coprodução portuguesa premiada em Cannes

Liberté do realizador espanhol Albert Serra, coproduzido pela Rosa Filmes de Joaquim Sapinho, recebeu o Prémio Especial do Júri de Un Certain Regard, a secção oficial paralela do Festival de Cannes, para onde são canalizados os filmes que não tiveram lugar na competição pela Palma de Ouro, mas que pela qualidade, ousadia ou relevância estética ou temática merecem exibição no festival.

28/03/2019

SPA premeia diplomados da Escola Superior de Teatro e Cinema

A Sociedade Portuguesa de Autores galardoou o melhor que se fez em Portugal, em 2018, nas áreas do cinema, artes visuais, rádio, dança, televisão, literatura, música e teatro, na cerimónia de entrega do Prémio Autores, que decorreu no Centro Cultural de Belém, a 27 de Março de 2019 com transmissão em direto pela RTP2.