Instituto Politécnico de Lisboa

ESTeSL comemora 38.º aniversário

ESTeSL

28 Fevereiro 2019

38 anos ESTeSL

"Ser profissional de saúde não é só um emprego. É abraçar uma causa, uma paixão." apelou Anabela Graça, presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), durante o discurso de abertura da sessão solene do Dia da ESTeSLperante uma plateia de estudantes, professores, não docentes, convidados e familiares, reunidos no grande auditório da ESTeSL.

A comemoração do 38.º aniversário da ESTeSL, que decorreu no dia 27 de fevereiro, teve como mote "O ensino... um olhar sobre o futuro!", e contou com um programa repleto de entregas de prémios, diplomas, intervenções e momentos culturais.

A presidir a sessão de abertura esteve Ana Cristina Perdigão, vice presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), em representação do presidente do IPL, Anabela Graça, presidente da ESTeSL, Catalin Marinescu, presidente da Associação de Estudantes da ESTeSL e Nuno Pina, presidente da Associação dos Antigos Alunos da ESTeSL (Alumni ESTeSL). 

"Essencialmente, 
o que desejamos festejar neste dia é o caminho histórico da construção da ESTeSL (...) O futuro está em vocês estudantes, os recém-diplomados. Agora que vão entrar na nova etapa da vossa vida, honrem a ESTeSL, desempenhando com humanismo, rigor e sabedoria as competência que vos foram conferidas. Estejam disponíveis para continuar a aprender. Isto não é o fim mas o ínicio de uma nova caminhada (...) O futuro da saúde depende de vós", concluiu Anabela Graça, presidente da ESTeSL, dirigindo-se aos estudantes que concluíram o ciclo de estudos no ano letivo anterior (2017/2018). 

Dia da ESTeSL 2019Dia da ESTeSL 2019

Para além das diversas personalidades da comunidade académica do IPL, estiveram também presentes os representantes de várias instituições que colaboram com a ESTeSL, nomeadamente a Administração Regional de Saúde e Lisboa e Vale do Tejo, a Caixa Geral de Depositos, o Hospital das Forças Armadasa Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto, a Junta de freguesia do Parque das Nações, entre outros. 

Entre os prémios atribuídos, destacam-se os Prémios Caixa Geral de Depósitos, destinado aos diplomados de cada curso de licenciatura da ESTeSL que tenham evidenciado um aproveitamento académico excecional.

Miguel Oliveira da Silva, ex-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, membro atual Conselho de Ética da ESTeSL, foi o orador convidado da sessão solene e trouxe temáticas relacionadas com o Big Data e a privacidade dos utentes.

As comemorações culminaram na atuação das tunas académicas, seguidas de um jantar de convívio nas instalações da escola.

Texto e Imagem MN/GCI