Estudante do ISCAL eleito Presidente da FADU

ISCAL

20 Outubro 2015

Estudante do ISCAL eleito Presidente da FADU

Daniel Monteiro, estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), assume a direção da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), uma instituição com 25 anos, que aposta na afirmação do desporto universitário como complemento à formação académica.

Ao longo da sua existência a FADU tem procurado fomentar a competição, convívio e intercâmbio de estudantes das várias instituições de ensino superior, dentro e fora de Portugal, e promover hábitos de vida saudáveis na comunidade académica. É uma instituição "dirigida por estudantes para estudantes", referiu Daniel Monteiro, na tomada de posse realizada no dia 13 de outubro, na Reitoria da Universidade de Lisboa, onde anunciou que o atleta paralímpico Jorge Pina será o embaixador do desporto universitário adaptado.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, presente na cerimónia, frisou o relevante trabalho desenvolvido pela Federação nos últimos anos, conquistando credibilidade a nível nacional e internacional, salientando a organização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra no ano de 2018.

Através da FADU Portugal tem sido palco de grandes eventos internacionais universitários. A Federação foi responsável pela organização de vários Campeonatos Mundiais e Europeus Universitários.

É membro associado no Comité Olímpico de Portugal (COP), Confederação de Desporto de Portugal (CDP), Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e nas instituições internacionais:Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).

Atualmente a FADU conta com cerca de 8000 praticantes filiados divididos por 43 modalidades coletivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 490 equipas. Todos os anos é reponsável pela organização de Campeonatos Nacionais Universitários e regionais. Atribui oficialmente 240 títulos nacionais universitários. Na Gala do Desporto Universitário, organizada pela Federação, reconhece os melhores desportistas do ano.

Saber mais sobre FADU

Texto VG-GCI