Instituto Politécnico de Lisboa

Estudantes do ISEL foram notícia no jornal Destak

ISEL

24 Julho 2014

Estudantes do ISEL foram notícia no jornal Destak

Uma equipa de estudantes do ISEL obteve, com o desenvolvimento do protótipo de um veículo de competição, o 3.º lugar na Formula Student.

Na Formula Student, o desafio é o desenvolvimento de um projecto de concepção, desenho e fabrico de um veículo do tipo Fórmula 1, visando a preparação dos futuros engenheiros com elevadas competências para o mundo profissional. A competição realizou-se em Silverstone, no Reino Unido, de 9 a 13 de julho.

O ISEL, que participou pela primeira vez nesta competição, conquistou o terceiro lugar entre 20 equipas de instituições de ensino superior de vários países, onde se encontravam o Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade de Lisboa, classificadas em 4.º e 5.º lugares, respectivamente.

Classificado com 311,4 pontos, o ISEL ficou a oito pontos do primeiro lugar ocupado pela Eindhoven University of Technology, de Holanda.

Os futuros engenheiros do ISEL têm agora a oportunidade de apresentarem, na edição do próximo ano, o veículo finalizado.

Considerada uma das competições mais prestigiadas entre os estudantes de engenharia do mundo, a Formula Student é organizada pela Institution Mechanical Engineers desde 1998.

Perto de 3 mil estudantes do ensino superior participaram na competição internacional onde marcaram presença empresas como a Jaguar, Mercedes, Bosch, GKN, entre outras.

Constituída por 18 estudantes, a equipa do ISEL, coordenada pela professora Inês Barbosa, teve de mostrar as suas capacidades nas provas de “Business Presentation”, “Cost, manufacturing and sustainability” e “Design”.

De regresso a Portugal, os futuros engenheiros do ISEL já estão a iniciar a construção do protótipo.

Texto de Vanessa de Sousa
Fotos cedidas pelo ISEL

Saber mais

Protótipo do veículo apresentado na competição internacional Tabela da classificação