Estudantes do ISEL foram notícia no jornal Destak

ISEL

24 Julho 2014

Estudantes do ISEL foram notícia no jornal Destak

Uma equipa de estudantes do ISEL obteve, com o desenvolvimento do protótipo de um veículo de competição, o 3.º lugar na Formula Student.

Na Formula Student, o desafio é o desenvolvimento de um projecto de concepção, desenho e fabrico de um veículo do tipo Fórmula 1, visando a preparação dos futuros engenheiros com elevadas competências para o mundo profissional. A competição realizou-se em Silverstone, no Reino Unido, de 9 a 13 de julho.

O ISEL, que participou pela primeira vez nesta competição, conquistou o terceiro lugar entre 20 equipas de instituições de ensino superior de vários países, onde se encontravam o Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade de Lisboa, classificadas em 4.º e 5.º lugares, respectivamente.

Classificado com 311,4 pontos, o ISEL ficou a oito pontos do primeiro lugar ocupado pela Eindhoven University of Technology, de Holanda.

Os futuros engenheiros do ISEL têm agora a oportunidade de apresentarem, na edição do próximo ano, o veículo finalizado.

Considerada uma das competições mais prestigiadas entre os estudantes de engenharia do mundo, a Formula Student é organizada pela Institution Mechanical Engineers desde 1998.

Perto de 3 mil estudantes do ensino superior participaram na competição internacional onde marcaram presença empresas como a Jaguar, Mercedes, Bosch, GKN, entre outras.

Constituída por 18 estudantes, a equipa do ISEL, coordenada pela professora Inês Barbosa, teve de mostrar as suas capacidades nas provas de “Business Presentation”, “Cost, manufacturing and sustainability” e “Design”.

De regresso a Portugal, os futuros engenheiros do ISEL já estão a iniciar a construção do protótipo.

Texto de Vanessa de Sousa
Fotos cedidas pelo ISEL

Saber mais

Protótipo do veículo apresentado na competição internacional Tabela da classificação