Instituto Politécnico de Lisboa

Fórum Cyber Scams promove literacia digital no Politécnico de Lisboa

IPL

26 Outubro 2020

Cyber Scams

A iniciativa acontece online, a 27 de outubro, às 16h e insere-se nas comemorações do mês europeu da Cibersegurança, que decorrem até ao final do mês de outubro de 2020. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade académica do Politécnico de Lisboa para a utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço, o Fórum Cyber Scams conta com um painel de convidados com origem em diferentes áreas do conhecimento, tais como Isabel Batista, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e Rogério Bravo, inspetor-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Policia Judiciária.

Do painel fazem ainda parte profissionais da área do Politécnico de Lisboa, entre os quais Pedro Ribeiro, responsável pelo Departamento de Sistemas de Comunicação e Informação da instituição. Os convidados pretendem mostrar aos participantes, diferentes visões, experiências e opiniões em matéria de esquemas fraudulentos e outras práticas.  

O fórum Cyber Scams é uma das várias iniciativas que o Politécnico de Lisboa tem desenvolvido, desde 2019, no âmbito do protocolo assinado com o Centro Nacional de Cibersegurança, cujo compromisso passa por aprofundar a segurança das redes e da informação, como forma de garantir a proteção e defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação.

No âmbito do protocolo o Politécnico de Lisboa já realizou várias iniciativas, entre as quais ações de formação em "Ciber-Higiene", destinadas a estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário e a trabalhadores docentes e não docentes da instituição. ­

Painel de convidados:

Isabel Baptista - coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Nelson Costa - formador do Politécnico de Lisboa (IPL) para o Programa de Sensibilização e Treino em Cibersegurança do CNCS.

Nuno Cruz - docente e investigador nas áreas de redes de comunicações e cibersegurança no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

Pedro Ribeiro - responsável pelo Departamento de Sistema de Comunicação e Informação do Politécnico de Lisboa (IPL)

Rogério Bravo - Inspetor-chefe  da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Policia Judiciária.

Dias Ramos - Inspetor Chefe na Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T)

Link de acesso ao Fórum: https://prodaci.ipl.pt/cyber-scams-forum/

Texto de CSS/GCI IPL