Instituto Politécnico de Lisboa

Francisco George condecorado pelo Politécnico de Lisboa

IPL

31 Maio 2019

Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesafoi homenageado com a Medalha de Ouro do Politécnico de Lisboa (IPL), a mais importante condecoração da instituição, na cerimónia das comemorações do 33.º aniversário do IPL, subordinado ao tema "A saúde dos portugueses. Desafios.". A cerimónia teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa (ESTesL), no dia 30 de maio de 2019.

Nas palavras do presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, Francisco George, durante os 44 anos ao serviço público, "dedicou toda a sua vida profissional a organizar e gerir sistemas e serviços de saúde, a definir políticas de atuação sobre fatores condicionantes e determinantes do processo saúde‑doença (...), quer a nível nacional, quer noutros lugares do mundo", sendo por isso, uma "figura ímpar na área da saúde pública". 


Perante uma plateia atenta, Francisco George apontou como principais desafios à saúde dos portugueses, o consumo excessivo de açúcar, lembrando os seus efeitos na produção de insulina e o contributo para o desenvolvimento de diabetes, a resistência das bactérias e micróbios aos antibióticos e ainda, o impacto das alterações climáticas na propagação de certas doenças.  

33.º aniversário IPL 33.º aniversário do IPL

Esquerda: A cerimónia foi presidida por Elmano Margato, presidente do IPL, João Ferreira, presidente da Federação Académica do Politécnico de Lisboa (FAIPL), Anabela Graça, presidente da ESTeSL. Direita: O presidente do IPL terminou o discurso de abertura da cerimónia, citando uma das frases da autoria de Francisco George que melhor marca a "dimensão ética" do homenageado: " A minha cultura é a da transparência, da honestidade, da honra, da palavra uma vez dada de ser inteiramente observada". 

Além das várias personalidades da comunidade académica do IPL, estiveram presentes diversas entidades externas, entre quais o Diretor Geral do Ensino Superior, o Conselho de Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Agência Erasmus, Caixa Geral dos Depósitos, entre outros.

Francisco George, hoje com 72 anos, é presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa. Por limite de idade, cessou funções como Diretor-Geral da Saúde em outubro de 2017. Durante onze anos, entre 1989 e 1991, foi funcionário na Organização Mundial de Saúde e coordenou diversos projetos a nível internacional, nomeadamente o programa mundial de luta contra a sida na África Austral. Francisco George é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e nasceu em Lisboa em 1947. 


Ver fotos

Texto MN/GCI
Imagem MR/ Estagiária do GCI

33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL 33.º aniversário do IPL