Instituto Politécnico de Lisboa

IPL apresenta três comunicações na conferência Forges, em Brasília

IPL

21 Novembro 2019

conferência Forges

O Politécnico de Lisboa participa na 9.ª Conferência da Forges, de 20 a 22 de novembro, na Universidade de Brasília, com apresentação de três comunicações nas áreas da comunicação, internacionalização e empreendedorismo. Nesta edição pretende-se refletir sobre “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”, procurando abordar a forma como as instituições de ensino superior têm atuado e podem atuar, no sentido de promover valores como a democracia, ética,  liberdade, responsabilidade social, pensamento científico e crítico, com influência nos campos político, social e cultural.

Do programa do evento, organizado pela Universidade de Brasília, em parceria com Instituto Federal de Brasília, constam mais de uma centena de comunicações e 3 mesas redondas. O Politécnico de Liboa esteve representado em várias sessões paralelas ao longo da conferência.

vanessa gloria

Vanessa Glória, responsável pela comunicação do IPL apresentou "A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade, a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa"

 

"A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade, a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa" foi o tema do artigo apresentado, da autoria de Vanessa de Sousa Glória, Clara Santos Silva, Linda Redondo e Marco Nunes.

patricia almeida

Patrícia Almeida, dirigente dos serviços académicos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, apresentou a comunicação intitulada "As relações institucionais como instrumento de promoção do desenvolvimento social e humano".

Patrícia Almeida, responsável pelos Serviços Académicos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), apresentou a comunicação intitulada "As relações institucionais como instrumento de promoção do desenvolvimento social e humano".

"O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismo." da autoria de Rute Agostinho, José Cavaleiro Rodrigues e Joana Rodrigues, foi o tema exposto pela responsável do Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL, Rute Agostinho.

rute agostinho

Rute Agostinho, responsável do Gabinete dos Projetos Especiais e Inovação apresentou a comunicação "O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismo"

 

Na abertura da Conferência Forges, que coincidiu com o dia da consciência negra,  Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordou o papel social das universidades. O investigador em políticas públicas para a educação reconheceu a existência nos dias de hoje de um debate político que questiona as atribuições das universidades e que pocura inseri-las numa perspetiva utilitarista o que, na sua opinião, despreza a capacidade dessas instituições de interagir com a sociedade e agir em prol do desenvolvimento humano. 

conferencia forges aberturaLeher referiu também o papel de destaque das universidades no debate de temas de relevância social, política e econômica, bem como em momentos de grandes transformações na sociedade, dando o exemplo da influência no movimento de maio de 1968 em diversos países e na inserção da França na Revolução Industrial. O investigador destacou ainda os avanços científicos promovidos em questões de saúde pública, educação, mudanças climáticas e produção de energia.

“Em um espaço curto de tempo, a expectativa de vida da sociedade saiu de 40 para chegar a 80 anos em alguns países. Grande parte dos conhecimentos que estão possibilitando esse aumento estão presentes nas universidades. Essa expectativa, no entanto, é muito desigual em outros países, e deve seguir mobilizando nossa inquietação ética”, referiu o palestrante.

“Estamos num momento de muita controvérsia sobre o porquê e para que servem as universidades.”

O ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Leher incentivou os pesquisadores e gestores de universidades de diversos países a refletirem sobre a função social das instituições de ensino superior.

Texto de VG/GCI-IPL