Instituto Politécnico de Lisboa

IPL celebra Natal com concerto na Escola Superior de Música de Lisboa

ESML

10 Dezembro 2018

Concerto de Natal do IPL

O Politécnico de Lisboa (IPL) assinalou o início da época festiva com um concerto de natal dirigido à comunidade académica, realizado pela Orquestra de Jazz (Big Band Jazz) da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML)O concerto teve lugar no Auditório Vianna da Motta da ESMLno dia 3 de dezembro de 2018. Seguiu-se um lanche, partilhado, organizado pelos vários estudantes internacionais, atualmente em mobilidade incoming nas escolas e institutos do IPL. 


O evento contou, ainda, com a presença da instituição particular de solidariedade social Vale de Acór, representada pelo Padre Joaquim Pedro Quintela, e que levou cerca de 50 utentes ao concerto da orquestra de jazz da ESML. Localizada no concelho de Almada, a associação Vale de Acór, tem como missão lutar contra a toxicodependência e o alcoolismo, através de uma estrutura de apoio constituída por equipas de intervenção, acompanhamento familiar e social,  apartamentos de reinserção e comunidades terapêuticas.


 Lanche internacional

Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, no discurso de abertura, desejou a todos os presentes e respetivos familiares um bom Natal e um feliz ano 2019, em nome da direção do IPL. Por sua vez, aos estudantes oriundos dos mais variados países estrangeiros, desejou uma boa estadia e uma excelente experiência na cidade de Lisboa.

Entre estudantes, professores e pessoal não-docente, estiveram presentes várias personalidades da comunidade académica do IPL, entre quais Miguel Henriques, diretor da Escola Superior de Música de Lisboa, Trindade Nunes, provedor do Estudante do IPL, entre outros diretores e presidentes das unidades orgânicas e associações estudantis do IPL.

 

O Concerto de Natal do IPL foi dirigido por Pedro Moreira, saxofonista, compositor, maestro e docente na Escola Superior de Música de Lisboa. A Orquestra de Jazz interpretou temas do trompetista de jazz canadiano, Kenny Wheeler (1930-2014).

Estiveram também representantadas várias entidades externas que, de algum forma, mantêm uma relação interinstitucional com o IPL, tais como a Junta de Freguesia de 
S. Domingos de Benfica, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos, a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, a FullBright, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa.

Criada no âmbito da variante de Jazz da licenciatura em Música da ESML, a Orquestra de Jazz da ESML tem como objectivo o trabalho e divulgação do repertório das grandes formações deste campo musical. Incide em duas vertentes principais, o repertório tradicional e o repertório contemporâneo, sendo os seus diretores musicais os professores Lars Arens e Pedro Moreira.


Texto e Imagem de MN/GCI