Instituto Politécnico de Lisboa

IPL lança "tetralogia ímpar" da Coleção Estudos e Reflexões

IPL

16 Dezembro 2019

Sentidos Figurados, 3 e 4

"Sentidos Figurados, da autoria de João Maria Mendes, é uma tetralogia ímpar, pela sua extensão e dimensão. Qualquer cinéfilo menos informado pode encontrar nos seus volumes um ponto de partida para refletir sobre as obras maiores do cinema e transportar-se para as várias épocas e autores". Foi assim que o atual responsável pelas edições do Politécnico de Lisboa, José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente da instituição, descreveu a obra que encerrou a edição de 2019 da coleção "Estudos e Reflexões" do Politécnico de Lisboa.


Sentidos Figurados, 3 e 4
A sessão de lançamento dos volumes 3 e 4 da obra "Sentidos Figurados, Cinema. Imagem. Simulacro", decorreu no passado dia 12 de dezembro , nos serviços da presidência do IPL.  
A presidir a sessão esteve Ana Cristina Perdigão, vice-presidente do IPL. Estiveram ainda presentes vários dirigentes e representantes da comunidade académica do IPL, bem como alumni de várias gerações.

João Maria Mendes, ESTC
Para João Maria Mendes, antigo presidente e docente aposentado da Escola Superior de Teatro e Cinema, a obra "Sentidos Figurados" resulta de um trabalho constante de investigação aplicada, ao longo de quase 10 anos, muito próximo do contexto pedagógico. "Os antigos alunos aqui presentes vão encontrar textos muito semelhantes às aulas de licenciantura e mestrado".


A sessão de lançamento do dia 12 de dezembro acontece após a primeira sessão de apresentação ao público da obra, em julho de 2018, dos volumes 1 e 2.
No final, João Maria Mendes escreveu dedicatórias a todos os convidados da sessão de lançamento dos últimos dois volumes da obra.

Texto MN/GCI IPL
Imagem LR/GCI IPL