Instituto Politécnico de Lisboa

IPL reconhece estudantes, docentes e funcionários em cerimónia de entrega de prémios

IPL

30 Setembro 2020

Cerimónia de entrega de prémios

“É neste contexto que, hoje, nos encontramos aqui, suficientemente afastados uns dos outros e de máscara facial colocada, para dar continuidade à vida e reconhecer alunos, docentes e funcionários não docentes que se destacaram no desempenho da sua atividade”, disse Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, na abertura da cerimónia de entrega de prémios, que decorreu a 29 de setembro, nos Serviços de Presidência.

Elmano Margato

Os prémios Científicos IPL GCD, de Relevância na Comunidade e Belas Letras, habitualmente atribuídos no âmbito da cerimónia de comemoração do aniversário da instituição, este ano, devido às circunstâncias excecionais de Saúde Pública que ditaram a suspensão de uma das mais importantes comemorações da instituição, que completou 34 anos, só agora puderam reconhecer, publicamente, os distinguidos.

Elmano Margato fez questão de felicitar os premiados, pedindo-lhes o “mesmo empenho para construir uma instituição, com plenitude de competências no domínio do ensino superior em todas as suas áreas de saber”.

O presidente da instituição ressaltou, o crescente reconhecimento que a sociedade tem do IPL, cuja prova foram os recentes resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, com ocupação de 96,7% das vagas disponíveis.

José Cavaleiro Rodrigues  Paulo Morais-Alexandre

José Cavaleiro Rodrigues e Paulo-Morais Alexandre 

José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, interveio para falar do importante trabalho que tem sido desenvolvido pela instituição no campo científico, cuja evolução de resultados está expressa nos vários relatórios de atividades desde 2017.

Destacando os inúmeros prémios conquistados por parte de estudantes, diplomados e docentes das escolas artísticas, Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente do IPL para as Artes, falou da importância desta para o enriquecimento cultural, que passa, muito, pelo gosto pela leitura e em consequência, por respeitar a língua portuguesa. O docente considera o prémio literário Belas Letras, um contributo para que os estudantes possam ganhar interesse e mostrar competências ao nível da escrita de prosa e poesia.

Cerimónia de entrega de prémios

Incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho científico dos professores e promover uma interação com a comunidade para a afirmação e desenvolvimento através da identificação de novos desafios e procura de soluções, da transferência de conhecimento e da disseminação da ciência, da tecnologia e das artes são os principais objetivos dos Prémios anuais IPL CGD e de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade, atribuídos, anualmente, pelo Politécnico de Lisboa.

Cerimónia de entrega de prémios

Promover o prazer da escrita e divulgar trabalhos reconhecidos como uma “boas práticas” de escrita são os principais objetivos do Prémio Literário “Belas Letras” promovido pelo Politécnico de Lisboa, iniciativa anual, aberta a todos os estudantes do IPL.

Cerimónia de entrega de prémios

Sendo a primeira cerimónia realizada desde o início da pandemia, o presidente do Politécnico de Lisboa aproveitou a oportunidade para sensibilizar para a importância do comportamento de cada um. “O debelar desta pandemia, muito depende de cada um de nós e só terá sucesso se houver um empenho individual e continuado no cumprimento das medidas preventivas, de todos bem conhecidas”, referiu.

Informou, ainda os premiados e convidados das várias escolas e institutos superiores do Politécnico de Lisboa, que “o IPL tem vindo a dar o seu contributo na contenção desta infeção com a implementação das medidas de higienização, distanciamento e rastreamento, especificadas nos diferentes planos de contingência elaborados pelos nossos Serviços de Saúde Ocupacional”.

Lista de Premiados

Prémio Literário Belas Letras
Prémio Poesia

Samuel Sampaio Costa
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Menção Honrosa
Afonso Pereira Gonçalves
Escola Superior de Comunicação Social

Prémio Prosa

Tomás Branco Gonçalves
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Menção Honrosa
Gonçalo Jesus Gonçalves
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Hugo Miguel João Jorge
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade

Prémio de Excelência
Artes
Luís Tinoco
Escola Superior de Música de Lisboa

Diploma de Mérito
Tecnologias e Engenharias
António Serrador
Nuno Cota

Nuno Cruz

Nuno Datia

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Prémios Científicos IPL CGD

Prémio de Excelência
Artes

Ricardo Pinheiro
Escola Superior de Música de Lisboa

Ciências Sociais
Ricardo Barradas
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Tecnologias e Engenharias
Luís Evangelista
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Diplomas de Mérito
Ciências Sociais
Maria José Lampreia dos Santos
Escola Superior de Comunicação Social
Francisco Nicolau Domingos
Irene Arraiano
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Filipe Montargil
Escola Superior de Comunicação Social

Tecnologias e Engenharias
José Aguilar Madeira
Elisabete Clara Alegria
Maria Paula Alves Robalo
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 

Carla Viegas
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Texto e imagens de CSS/GCI IPL

Ver galeria de imagens do Flickr