Instituto Politécnico de Lisboa

ISEL premiado nos Green Project Awards

ISEL

15 Janeiro 2018

green project awards

O projeto Eco-Zement foi um dos 70 finalistas selecionados para as 11 categorias da iniciativa de referência nacional da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus ANCN que pretende premiar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável em Portugal. Os prémios foram entregues numa cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto, a 12 de janeiro, que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

O projeto apresentado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa foi o vencedor de um dos prémios especiais, o Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável 2017. A ideia passa pela reutilização do resíduo de “cracking” catalítico em leito fluidizado da refinação de petróleo em materiais à base de cimento assegurando a salvaguarda das preocupações de sustentabilidade que incluem uma maior consideração pelos impactos ambientais bem como, com a gestão de recursos naturais e financeiros limitados.

Esta foi a 10.ª edição da iniciativa, que desde 2008 já recebeu mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos, criando um movimento de desenvolvimento sustentável, mobilizando a sociedade civil, incluindo os jovens, e as empresas em torno da agenda da sustentabilidade. 

Para a entrega das distinções estiveram presentes Ana Lehmann, Secretária de Estado da Indústria, que entregou o Prémio na Categoria Indústria 4.0 e João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente que atribuiu os Prémios das Categorias Iniciativa Jovem e Gestão Eficiente de Recursos, assim como o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade, com Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto. A par da cerimónia decorreu a V Conferência GPA’17 sobre o tema “A Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”.

Texto CS/GCI
Fotos GPA