Instituto Politécnico de Lisboa

Jorge Jácome premiado no Festival de Hamburgo

ESTC

11 Junho 2019

Past Perfect

O realizador português, diplomado da Escola Superior de Teatro e Cinema, voltou a vencer a competição internacional do Festival de Curtas-Metragens de Hamburgo, desta vez com o filme Past Perfect, depois da conquista, em 2018, com a curta-metragem Flores.

O trabalho do jovem realizador, teve a estreia mundial de Past Perfect, no Festival de Berlim, na secção Berlinale Shorts, em Fevereiro.

Jorge Jácome

"Past Perfect" deriva da peça de teatro "Antes", de Pedro Penim, na qual o diplomado da ESTC trabalhou a componente visual. Jorge Jácome reescreveu o texto original e adaptou-o às suas interrogações pessoais e ao contexto cinematográfico.

Sobre a passagem pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa, o realizador afirma que "entusiasmante foi que na escola aprendi pela primeira vez a ver cinema e a ver filmes aos quais não tinha acesso. Aprendi mesmo tudo do zero. Não era cinéfilo antes de entrar para a escola”, frisou.

Jácome nasceu em Viana do Castelo, em 1988 e cresceu em Macau. Voltou a Portugal em 2010 e concluiu o curso de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Em 2016, fez uma pós-graduação, em França, no Le Fresnoy.