Instituto Politécnico de Lisboa

Lançamento do livro "Semana a Rimar" na ESELx

ESELx

30 Setembro 2019

Livro semana a rimar

O livro da autoria de Antónia Estrela e Sandrina Esteves reúne um conjunto de jogos que têm como objetivo potenciar o desenvolvimento da consciência fonológica, mais especificamente da sensibilidade à rima. Destinado a crianças entre os 4 e os 7 anos e editado sob a chancela da Fábula Educação, o livro visa ser um importante recurso educativo. 

A sessão de lançamento decorreu a 26 de setembro, com apresentação de Maria Encarnação Silva, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), para quem "os materiais inseridos no livro podem ser potencializados para serem usados em outras atividades para além das propostas. A especialista nas áreas da didática da leitura e da escrita e da literatura para a infância e juventude ressaltou que, para além do livro ter estratégias e jogos diversificados, tem também relevância para o desenvolvimento de abilidades motoras e para o desenvolvimento de uma consciência fonológica.

livro semana a rimar

Por sua vez, as autores Antónia Estrela, docente da ESELx e Sandrina Esteves, docente no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), falaram da importância da língua como recurso educativo, que é assumida no livro como "um brinquedo muito rico".

"Semana a Rimar" assume-se um como um livro de manipulação muito intuitiva, pode ser explorado livremente pelas crianças, pelos educadores e professores, e pelos pais, sendo uma mais-valia para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.

Texto de CSS/GCI IPL