Levantamento progressivo de medidas de contenção | Plano de Contingência (atualizado)

ENSINO

27 Maio 2020

Plano de Contingência | Levantamento progressivo de medidas de contenção | Contactos

O Politécnico de Lisboa e as suas Unidades Orgânicas, no âmbito do seu plano de contingência, têm cumprido, parcial ou totalmente, as recomendações do Governo e da Direção Geral de Saúde.

O IPL consciente da situação vivida no país, cedo implementou medidas de mitigação da atual pandemia por coronavírus, com prioridade e salvaguarda da saúde dos funcionários docentes e não docentes e dos estudantes.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020, que prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, os Serviços da Presidência do IPL e cada uma das Unidades Orgânicas reuniram, no sentido de criar as condições necessárias à sua prossecução.

Ao Politécnico de Lisboa cabe promover as condições materiais para que sejam implementadas as medidas anteriores:

• Aquisição de EPI (máscaras, luvas, viseiras e outro equipamento) e desinfetante, disponibilizando os mesmos às UO;
  • Criação de planos de limpeza e desinfeção dos espaços, utilizados para atividades presenciais, em articulação com os Presidentes/Diretores das UO;
  • Construção de barreiras de proteção, em vidro ou acrílico, nos pontos de atendimento ao público;
  • Organização, a pedido das UO, de cursos de iniciação e avançados sobre as plataformas e ferramentas de ensino à distância e sobre medidas de minimização do perigo de fraude no processo de avaliação.

O Politécnico de Lisboa disponibiliza através dos Serviços de Acção Social, apoio psicológico aos estudantes, com marcações pelo e-mail covid19@sas.ipl.pt, e para docentes e não docentes, através da Saúde Ocupacional, pelo telefone 210 464 737.

Pode contactar o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL através do telefone 210 464 732 (das 08H30 às 16H30) ou por e-mail saude.ocupacional@ipl.pt.

Os estudantes, docentes e não-docentes que tenham confirmação de COVID-19, devem informar a direção da sua escola/instituto através do email covid19@sp.ipl.pt.

Medidas Preventivas

Apoio Psicológico

Isolamento

Links úteis
PCR

Está disponível o site covid19estamoson.gov.pt/ , criado pelo Governo, com o objetivo de apresentar numa plataforma única com todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus.

Trata-se de um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas a superar os efeitos causados pela COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, formulários para a efetivação de direitos.

cover gov