Mestrado Jogo, Brinquedos e Linguagens na Educação de Infância em destaque no Canal Q

ESELx

21 Junho 2018

Dalila Lino com Fernando Alvim

Dalila Lino, coordenadora do curso da Escola Superior de Educação de Lisboa foi a convidada do talk show "É a vida Alvim", transmitido no dia 21 de junho, onde falou sobre educação de infância e a importância desta na formação das pessoas.

O mestrado surgiu a partir do Programa Intensivo Erasmus "Play, Toys and Culture", coordenado por Dalila Lino, no qual participavam docentes das Universidade de Córdova (Espanha) e da Universidade de Marmara (Istambul, Turquia).
O curso ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa, apresenta um plano de estudos único no Espaço de Ensino Superior Europeu e integra, de forma articulada, várias áreas da educação de infância, nomeadamente: o jogo e os brinquedos, a educação intercultural e o ensino de uma segunda língua.
Tem a duração de 4 semestres que se organizam da seguinte forma: o primeiro semestre é realizado na Universidade de Córdova, o segundo semestre na Escola Superior de Educação de Lisboa, e o terceiro na Universidade de Marmara.

Cada semestre oferece um conjunto de unidades curriculares que integram os aspetos educacionais, interculturais e sociais da educação de infância e promovem oportunidades para interagir e colaborar com pessoas de diferentes culturas, nacionalidades, línguas e tradições, permitindo desenvolver uma consciência e competência intercultural e multilinguística.

Uma parte das aulas do 3.º semestre é lecionada no Museu do Brinquedo de Istambul, uma oportunidade única para os estudantes, que podem escolher fazer a dissertação no seu país de origem, num dos países do consórcio ou ainda num dos países cujas instituições integram as parcerias do mestrado.

Podem candidatar-se ao mestrado todos os licenciados em: educação, educação de infância, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, psicologia, sociologia, antroplogia, filosofia, entre outras.

As saídas profissionais passam por Museus do Brinquedo, Ludotecas, Playwork, empresas como a Robokids, Centros de Investigação, laboratórios dedicados ao brincar e ao jogo, ensino de uma segunda língua na educação de infância.

Dalila Lino é doutora em Estudos da Criança, Área do Conhecimento em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Bacharel em Educação de Infância. É formadora certificada pela HighScope Educational Research Foundation, Michigan, USA e formadora certificada no Programa Effective Early Learning (EEL), pelo Centre for Early Childhood Research Project, Worcester College for Higher Education, Birmingham, UK.

Texto de AS/LPM

Imagens de AS/LPM e Produção É a Vida do Alvim