Instituto Politécnico de Lisboa

Orquestra de Sopros da ESML na maior conferência de música de Banda e Orquestra do mundo

ENSINO

18 Dezembro 2019

Orquestra de Sopros da ESML na maior conferência de música de Banda e Orquestra do mundo

Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, durante a sua digressão nos EUA, participou na maior conferência Internacional de Música de Banda e Orquestra do mundo, a prestigiada The Midwest Clinic. Foram mais de 1500 as pessoas que assistiram à atuação deste agrupamento musical do Politécnico de Lisboa. A conferência teve lugar em Chicago e reuniu cerca de 18 mil participantes de mais de 30 países.

Midwest Clinic
Diversas individualidades do mundo da música assistiram à atuação da Orquestra de Sopros, nomeadamente Carol Barnett e Xi Wang, as compositoras de duas das peças interpretadas pela orquestra. No final do concerto, ambas as compositoras expressaram o seu agradecimento e deram os parabéns pela “maravilhosa interpretação dos seus temas". 

A digressão da Orquestra de Sopros nos EUA decorreu até ao dia 22 de dezembro e contou com a participação de 65 membros do agrupamento musical da ESML, bem como a participação de Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa e António Belo, vice-presidente do IPL. Para além da conferência, a orquestra atuou nos dias 16 e 17 de dezembro, respetivamente, na Universidade de Illinois - Smith Memorial Hall e no Carthage College - Kenosha - Wisconsin

No decorrer da conferência The Midwest Clinic,  várias orquestras académicas e profissionais estiveram reunidas para partilhar métodos de formação e inovações. Entre estudantes e profissionais, os membros da Orquestra de Sopros da ESML tiveram a oportunidade de divulgar a produção musical e cultura portuguesa, e ainda contactar com figuras de maior relevo do meio musical e do ensino. A conferência centrou-se também nas tendências do futuro para a indústria e formação.

Orquestra de Sopros na Universidade de Illinois
A Orquestra de Sopros da ESML na Universidade de Illinois. No final do concerto, Elmano Margato, presidente do IPL, agradeceu o acolhimento da universidade na pessoa da maestrina Linda Moorhouse.

Na Universidade de Illinois, a Orquestra de Sopros da ESML tocou perante uma plateia de professores, estudantes e restantes membros da comunidade. Entre as peças tocadas destaca-se “Pianissimo” da autoria de Carlos Caires, professor do Politécnico de Lisboa, com a participação da pianista Ana Telles. A maestrina Linda Moorhouse, professora na Universidade de Illinois, dirigiu ainda algumas das peças da atuação.

Carthage College

A Orquestra de Sopros da ESML na Carthage College, Wisconsin

Já o concerto na Carthage College contou com a presença de portugueses e lusodescentes da localidade de Kenosha. Para estes emigrantes "foi uma surpresa ter visto de manhã, nas notícias locais, a vinda da orquestra portuguesa e claro que não podíamos faltar”.  Outro espectador, filho de pais portugueses referiu “a satisfação de poder falar português”.

A comunidade universitária teve um papel importante na deslocação do agrupamento musical do
Politécnico de Lisboa.  Os estudantes foram acolhidos por famílias de Urbana, cidade onde se situa o campus da Universidade de Illinois, tendo-se se rapidamente estabelecido relações de amizade entre os estudantes da ESML e alguns membros desta comunidade.

A participação na
The Midwest Clinic, contou desde logo com o apoio do Politécnico de Lisboa, com o Alto Patrocínio da Presidência da República, para além dos contributos da Flad - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ordem dos Engenheiros TécnicosA Orquestra de Sopros da ESML foi a única orquestra europeia selecionada para participar na 73.ª edição da conferência.

Orquestra de Sopros da ESML nos Media:

Sic Noticias
Antena 2
Vídeo do Concerto de Natal do IPL

Rádio Renascença:

Texto MN/GCI 

Orquestra de Sopros da ESML em digressão nos EUA Orquestra de Sopros da ESML em digressão nos EUA Orquestra de Sopros da ESML em digressão nos EUA Orquestra de Sopros da ESML em digressão nos EUA Orquestra de Sopros da ESML em digressão nos EUA Orquestra de Sopros da ESML em digressão nos EUA