Plano de Contingência | Levantamento progressivo de medidas de contenção | Contactos

ENSINO

27 Maio 2020

O Politécnico de Lisboa e as suas Unidades Orgânicas, no âmbito do seu plano de contingência, têm cumprido, parcial ou totalmente, as recomendações do Governo e da Direção Geral de Saúde.

O IPL consciente da situação vivida no país, cedo implementou medidas de mitigação da atual pandemia por coronavírus, com prioridade e salvaguarda da saúde dos funcionários docentes e não docentes e dos estudantes.

Na sequência da renovação do estado de emergência, decretado até 2 de maio e a recomendação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) entretanto enviada às instituições científicas e de ensino superior sobre a necessidade de ser elaborado um plano de levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19, de 17 de abril de 2020, o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL (SSO IPL) elaborou o documento que define as Recomendações para o regresso progressivo ao trabalho presencial após o levantamento do estado de emergência, já aprovado pelo Conselho de Gestão do IPL.

Considerando as recomendações do MCTES e do SSO IPL, e após reunião do Conselho Permanente, a 22 de abril, o presidente do Politécnico de Lisboa publicou o Despacho n.º 112/2020-IPL, onde se define, genericamente que:

• A generalidade das unidades curriculares (UC), deve manter-se em regime de ensino à distância, competindo aos Presidentes/Diretores das Unidades Orgânicas (UO) encontrar as melhores metodologias, quer para o seu normal desenvolvimento, quer para a sua avaliação (ver comunicados das UO);
  • Em casos excecionais e de absoluta necessidade, após o fim do estado de emergência, garantindo o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes, nomeadamente, o distanciamento social e a utilização de EPI (equipamento de proteção individual), os Presidentes/Diretores das UO, devem promover a retoma das atividades presenciais para a realização de trabalhos laboratoriais, de campo, de natureza técnica ou artística;
  • Seja equacionado pelos Presidentes/Diretores das UO o prolongamento dos prazos para conclusão de estágios curriculares, trabalhos finais de cursos, dissertações e outros trabalhos finais até ao final do ano civil de 2020;
  • Seja dada especial atenção aos estudantes em programas de mobilidade que, entretanto, regressaram ao seu país de origem e, que tenham poucas ou nenhumas possibilidades de regressar dentro do período letivo, para que possam realizar a sua avaliação, em regime de ensino a distância;

Ao Politécnico de Lisboa cabe promover as condições materiais para que sejam implementadas as medidas anteriores:

• Aquisição de EPI (máscaras, luvas, viseiras e outro equipamento) e desinfetante, disponibilizando os mesmos às UO;
  • Criação de planos de limpeza e desinfeção dos espaços, utilizados para atividades presenciais, em articulação com os Presidentes/Diretores das UO;
  • Construção de barreiras de proteção, em vidro ou acrílico, nos pontos de atendimento ao público;
  • Organização, a pedido das UO, de cursos de iniciação e avançados sobre as plataformas e ferramentas de ensino à distância e sobre medidas de minimização do perigo de fraude no processo de avaliação.

Todos os serviços continuam acessíveis online ou telefonicamente pela comunidade e, sempre que a sua natureza o permita, funcionam em teletrabalho (consultar contactos)

O Politécnico de Lisboa disponibiliza através dos Serviços de Acção Social, apoio psicológico aos estudantes, com marcações pelo e-mail covid19@sas.ipl.pt, e para docentes e não docentes, através da Saúde Ocupacional, pelo telefone 210 464 737.

Pode contactar o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL através do telefone 210 464 732 (das 08H30 às 16H30) ou por e-mail saude.ocupacional@ipl.pt.

Os estudantes, docentes e não-docentes que tenham confirmação de COVID-19, devem informar a direção da sua escola/instituto através do email covid19@sp.ipl.pt.

Medidas Preventivas

Apoio Psicológico

Isolamento

Links úteis
PCR

Está dispnível o site covid19estamoson.gov.pt/ , criado pelo Governo, com o objetivo de apresentar numa plataforma única com todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus.

Trata-se de um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas a superar os efeitos causados pela COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, formulários para a efetivação de direitos.

cover gov