Instituto Politécnico de Lisboa

Politécnico de Lisboa é novo parceiro do Consórcio europeu de Universidades de Ciências Aplicadas U!REKA

IPL

5 Março 2020

U!REKA

Foi em dezembro de 2019, que a rede formalizou acordos de parceria com os novos parceiros no leste e sul da Europa. Como resultado, o impacto agora estende-se pelas quatro regiões da área europeia de ensino superior, abrangendo, aproximadamente 14,4 milhões de cidadãos europeus através das oito instituições parceiras, baseadas em Amsterdão, Edimburgo, Frankfurt, Gante, Helsinque, Lisboa, Oslo e Ostrava.

Consórcio U!REKAEquipa da presidência do IPL, Coordenadora do GRIMA e o reitor e vice-presidente da Amsterdam University of Applied Sciences e Frankfurt University of Applied Sciences, respetivamente, também membros do Consórcio Europeu.

“A adesão ao consórcio U!REKA acrescenta valor estratégico à nossa instituição, além de benefícios ao nível do ensino e aprendizagem e integração com a comunidade. Isto fortalece a nossa capacidade para criar soluções para questões urbanas em Lisboa e além. A presidência do Politécnico de Lisboa está satisfeita por fazer parte desta rede de instituições, comprometidas com a internacionalização e inovação urbana”, afirma Ana Cristina Perdigão, vice-presidente do Politécnico de Lisboa.

Esta visão vai de encontro a um dos princípios preconizados pelo modelo colaborativo do U!REKA, a inovação profissional, ao abrigo do qual se pretende um contexto educacional e cultural, no qual estudantes e staff encontram ferramentas para desenvolver competências e métodos interdisciplinares e experimentais que permitam a tomada de ações sustentáveis. Ao aprender a criar oportunidades em áreas urbanas, desenvolver competências-chave para a vida e a inovar o profissionalismo, os alunos U!REKA tornam-se especialistas práticos com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios urbanos da sociedade do futuro. Esta orientação está em linha com as metas que o IPL assumiu ao assinar o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Com o reforço de parceiros, o U!REKA - Urban Research and Education Knowledge Alliance reforça e renova o compromisso de se tornar uma Universidade Europeia, a primeira reconhecida pela excelência no ensino de profissionais europeus, servindo de exemplo no ensino superior europeu e demais áreas da sociedade.

A Iniciativa Universidades Europeias (EUI – The European Universitites Initiative) é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia cujo objetivo passa por desenvolver novos modelos de colaboração no ensino superior europeu. Este projeto vê a colaboração entre instituições de ensino superior, além das suas línguas, fronteiras e disciplinas, como forma de capacitar as gerações vindouras na resposta aos grandes desafios sociais e no combate à escassez de habilitações, tendo em vista o desenvolvimento das Universidades Europeias do Futuro, em linha com o projeto das Universidades Europeias 2020.

Sobre o U!REKA

A aliança U!REKA (Urban Research and Education Knowledge Alliance) é uma rede de 8 universidades europeias de Ciências Aplicadas, fundada em 2016. Inicialmente, contou com os seguintes membros: Amsterdam University of Applied Sciences, Edinburgh Napier University, Frankfurt University of Applied Sciences, Metropolia University of Applied Sciences in Helsinki, Oslo Metropolitan University and University College Ghent (HOGENT). No final de 2019, passou a incluir dois novos parceiros, o Politécnico de Lisboa (IPL) e a Technical University of Ostrava (VSB-TUO).

A presença da U!REKA na europa abrange, aproximadamente 165 mil estudantes e 15 mil membros de staff. O impacto atravessa quatro regiões do ensino superior europeu, aproximadamente 14,4 milhões de cidadãos europeus. Ao expandir o seu consórcio, a U!REKA fortalece o seu compromisso com a Iniciativa EUI, ao mesmo passo que se ergue sobre as lições da sua candidatura anterior.

O U!REKA pretende co-financiamento, em 2020, no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias (EUI), um programa lançado pela Comissão Europeia (CE) e financiado, por sua vez, pelo seu programa Erasmus +.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de LR/GCI IPL