Politécnico de Lisboa inicia rastreio à SARS-CoV2 na comunidade académica

ENSINO

6 Abril 2021

Rastreio no IPL

A primeira ação de testagem realizada na comunidade académica do IPL, decorreu a 5 de abril, no Campus de Benfica do IPL. Esta iniciativa insere-se na estratégia de levantamento das medidas de confinamento e de combate à pandemia da doença Covid-19, seguida pelo IPL, que antecedem a reativação das atividades presenciais em instituições científicas e de ensino superior, prevista para 19 de abril.

O programa de rastreio laboratorial para a SARS-CoV2 arrancou com a testagem rápida de 93 estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, que reiniciam estágio em instituições de ensino cujas atividades presenciais já foram retomadas.

rastreio ipl

No âmbito da orientação técnica aprovada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), o Politécnico de Lisboa aderiu ao Programa de testagem CVP-Ensino Superior, estando a aguardar a entrega dos testes.

rastreio ipl

Esta primeira ação de rastreio foi assegurada pelo Politécnico de Lisboa, a fim de garantir que os estudantes possam realizar os seus estágios, sendo mesmo um requisito exigido pelas instituições de acolhimento, justifica Anabela Graça, pró-presidente do IPL para a Saúde.

“Dispomos de recursos qualificados para a testagem”, adianta, referindo-se aos 3 docentes e 11 estudantes de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que realizaram os testes nas instalações do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL, no Campus de Benfica.

Anabela Graça, pró-presidente do IPL para a Saúde

Para a dirigente com a área da Saúde no IPL, a implementação dos rastreios laboratoriais, “para além de ser uma das medidas de prevenção e controlo de infeção SARS-CoV-2 na comunidade académica, traz tranquilidade ao reinício das atividades presenciais”. “Todos somos agentes de Saúde Pública”, ressalta Anabela Graça, também docente da ESTeSL.

rastreio ipl

Esta foi a primeira ação de testagem de várias que vão acontecer até chegar a toda a comunidade do IPL, que visam preparar a reativação segura e tranquila das atividades presenciais de aproximadamente 14 mil estudantes, 361 docentes e mais de 350 funcionários não docentes. Para já não são avançadas datas, estando as mesmas dependentes da entrega dos testes previstos no Programa de testagem CVP-Ensino Superior.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DB/GCI IPL