Instituto Politécnico de Lisboa

Politécnico de Lisboa no XXVIII Encontro da AULP

IPL

24 Julho 2018

IPL na AULP

Uma delegação do Politécnico de Lisboa marcou presença no XXVIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que decorreu entre 18 e 20 de julho, no Lubango, em Angola. Esta participação serviu para preparar o Encontro de 2019 que vai acontecer em Lisboa.  

A iniciativa anual, que junta mais de 150 universidades e instituições de Ensino e Investigação dos países da CPLP e Macau, teve como anfitriã a Universidade Mandume Ya Ndemufayo. O programa centrou-se no tema "Património Histórico do Espaço Lusófono: Ciência, Arte e Cultura".

IPL

No âmbito do Encontro da AULP, o presidente do IPL, Elmano Margato, liderou a sessão alusiva ao Património Natural e Científico. Já a vice-presidente do IPL, Ana Cristina Perdigão, apresentou a comunicação “Estratégia de Internacionalização em Português: O Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa”, subscrita também pelo pró-presidente para a internacionalização, Fernando Melício, pela docente Antónia Estrela e pela bolseira Telma Fróis. Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente para as Artes, apresentou a comunicação “Ensino Superior e Património como visão global: O Politécnico de Lisboa como exemplo”.

Protocolo de cooperação

Paralelamente à agenda da AULP, foram realizados vários encontros entre a delegação do IPL e instituições congéneres da lusofonia, tendo sido assinado um protocolo de cooperação com a Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

A presença da comitiva portuguesa para além da participação habitual, serviu para preparar e apresentar à comunidade da AILP, o XXIX Encontro, que o Politécnico de Lisboa vai acolher 2019. Sob o tema "Arte e Cultura na Identidade dos Povos", o próximo Encontro vai decorrer de 3 a 5 de julho de 2019.

AULP

A AULP é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores. Tem cerca de 150 membros dos oito países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) e Macau. A sua missão passa por facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Pretende também estimular a investigação e o intercâmbio de estudantes e docentes, propondo uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos. É atualmente presidida por Orlando da Mata, reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango, Angola.

 

Texto: CS/GCI
Fotos: Delegação IPL